A Flor de Aranha Africana (Cleome gynandra) não tem uma origem definida, pois há quem diga que é originada no norte da América, na Ásia ou na África; sendo fonte de alimento e medicamento da medicina popular. Ela é conhecida popularmente por Repolho africano, Mecha de aranha e Bigodes de gato.
Descrição
É uma planta de ciclo anual, ereta, fortemente ramificada, que pode alcançar até 130 cm de altura. Ela possui uma raiz principal longa e poucas raízes secundárias.

Ela prefere clima tropical, áreas montanhosas, locais ensolarados e frequência de rega para seu desenvolvimento. Propaga-se por sementes e mudas; além de ser de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação ao solo.
Produz belas flores brancas ou rosadas, que são usadas para diversas finalidades ornamentais, sendo comercializadas com flor de corte.
Propriedades medicinais
Ela apresenta algumas propriedades medicinais tais como anti-reumática, anti-inflamatória, desinfetante, rubefaciente, antiescorbútica e vermífuga; além de ser rica em mineiras tais como o ferro, cálcio, magnésio, zinco, alumínio e alto teor de vitamina C.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Suas flores cruas ou cozidas são utilizadas na culinária, em diversas receitas, tais como ensopados, conserva e na aromatização de molhos.
As folhas frescas são cozidas e consumidas como espinafre, ou secas e armazenadas, para uso posterior, na preparação de mingau, que é altamente recomendado para mulheres grávidas e lactantes.

Na medicina popular, ela é usada em forma de fusão ou emplastro para alívio de diversos males, tais como a infusão que é tomada internamente para alívio da bronquite. As folhas maceradas ajudam a aliviar dores locais e de cabeça.
Na medicina popular, em forma de suco, extraído da raiz, ajuda e eliminar venenos de escorpião e cobras, mas não há comprovação científica para tal, sendo recomendado o acompanhamento médico. O óleo extraído das sementes ajudar na eliminação de lombrigas e variados vermes intestinais.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em farmácias de manipulação, em floricultura; e por ser de fácil cultivo pode ser cultivada em pequenos jardins.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp