Catuaba é repleta de propriedades terapêuticas para a saúde

Catuaba (Anemopaegma spp.) é nativa do Brasi, facilmente encontrada nas regiões de cerrado e nas regiões sudeste e sul, em áreas de Mata Atlântica.

Ela é conhecida e utilizada pelos indígenas desde a antiguidade para diversas finalidades; além de amplamente encontrada em forma de garrafadas, para alívio de variados males, cuja tradição é passada de geração em geração.

Habitat

Ela vegeta florestas tropicais e subtropicais, sendo facilmente encontrada em terrenos baldios e hortas medicinais.

Catuaba (foto ttps://tudoela.com)

Catuaba (foto ttps://tudoela.com)

Ela é um subarbusto com ramos que possui alguns pelos, formando
moitas baixas de cor verde escura.

As folhas apresentam pecíolo curtíssimo, opostas, compostas de 3 folíolos. A inflorescência terminal ou axilar possui tonalidade branco-amarelada e o fruto, tipo cápsula, é achatado e com sementes aladas. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades Terapêuticas

Ela apresenta variadas propriedades terapêuticas tais como afrodisíaca; antioxidante; ansiolítica; antimicrobiana; antidepressiva, diurética; estimulante; expectorante e vasodilatadora.

Serve para quê?

Suas folhas, flores e ramos são utilizados na medicina popular, como afrodisíaca, digestiva, diurética; além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. A planta é utilizada ainda para falta de memória e cansaço.

As indústrias farmacêutica e cosmetológica têm aproveitado suas propriedades, na fabricação de shampoos e condicionadores, que ajudam na saúde do cabelo.

Onde encontrar?

Catuaba (foto //tudoela.com/)

Catuaba (foto //tudoela.com/)

Ela é encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e supermercados, na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica ou na sua forma natural.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Ela é comercializada em forma de bebida, sendo muito popular, principalmente entre os homens, pela fama de ser afrodisíaca.

Be the first to comment on "Catuaba é repleta de propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.