Malva (Malva sylvestris L) é uma planta de origem europeia, mas conhecida em diversos continentes, por diversos nomes e por suas propriedades medicinais.
Ela é conhecida popularmente por malva-de-botica, malva-maior ou malva-selvagem; além de utilizada desde a antiguidade, na medicina popular.
Descrição
É uma herbácea, que possui ciclo anual, sendo de fácil cultivo, com pouca exigência em relação ao solo, temperatura e frequência de rega, mas tem preferência por clima mais ameno e solos ricos em nutrientes. Habita locais abandonados, beiradas de estradas e matagal.

Ela atinge até 90 cm de altura, produz folhas verdes, pecioladas, serreadas nas bordas e com alguns pelos. As flores são lilases ou rosadas e atraem diversos insetos. Propaga-se por mudas, divisão de touceira ou sementes.
Propriedades Medicinais
Ela é rica em propriedades medicinais tais como adstringente; diurética; emoliente; expectorante; cicatrizante, laxante e antioxidante. Apresenta ainda taninos, mucilagem, carotenos, flavonoides e vitaminas (A, B1, B2 e C).
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Ela é usada há séculos, na medicina popular, para alívio de aftas, bronquites, catarros, faringites e tosse, além de ajudar a aliviar infecções na boca, garganta e laringe. Ajuda na melhora de úlcera, gastrite e prisão de ventre.
As compressas das folhas da planta servem para tratar queimaduras de sol; gargarejos com o chá tratam inflamações da boca (gengivite e afta) e garganta. Na forma de emplastro ajuda na cura de abscessos, na diminuição de acnes, furúnculos e cólicas intestinais.

Suas folhas e flores são muito utilizadas na culinária europeia, sendo empregada em saladas, ornamentação de receitas e acompanhamento de variados pratos. Seu consumo regular e em doses moderadas, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.
Ela é usada na ornamentação, sendo aproveitada em diversos projetos paisagísticos; além de embelezar jardins, canteiros e praças.
Onde encontrar?
Facilmente encontrada em farmácias de manipulação, em floriculturas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp