Macela conhecida desde a antiguidade por causa de seus benefícios

5 (100%) 1 vote[s]

Macela (Achyrocline satureioide) é uma planta nativa da América do Sul; sendo encontrada em várias regiões brasileiras, desde a Bahia até o Rio Brande do Sul; além de conhecida na medicina popular para alívio de vários males.

Ela é conhecida popularmente por macela-do-campo, macelinha, macela-amarela, carrapichinho-de-agulha, marcela, losna-do-mato e chá-de-lagoa.

A planta é cultivada desde os tempos mais remotos devido às propriedades medicinais; sendo utilizada na medicina popular.

Cultivo da Macela

Ela possui aproximadamente um metro de altura, com folhas, ramos e caules cobertos por pelos esbranquiçados. Possui inflorescência de cor amarelada e pequeno fruto de aproximadamente 0, 5 cm. Ela é bem resistente em relação ao solo, irrigação e temperatura e se propaga por suas sementes.

Por muito tempo ela foi considerada como planta daninha, pois por ser muito resistente, ela nasce e cresce com facilidade.

A colheita da macela é realizada geralmente na Semana Santa e suas flores são guardadas ao longo do ano, para utilização em momento oportuno.

Propriedades da Macela

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, calmante, bactericida, antidiarreica, antiespasmódica, digestiva, estomáquica e antiviral.

Benefícios da Macela

Ela é utilizada em forma de chá, preparado com suas flores, para alívio de males da digestão, para uma boa noite de sono, para problemas estomacais e prevenção de gases. Usada ainda para uso externo, para saúde do couro cabeludo e para clareamento de cabelos.

Ela é usada pela indústria cosmetológica para preparação de shampoos, sabonetes, cremes e loções; além de empregada na aromaterapia devido ao seu cheiro perfumado e calmante.

Onde encontrar a Macela?

A planta é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em casas que vendem produtos naturais, em sites que comercializam diversas variedades de planta e em hortas domésticas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Macela

Macela

Macela

Macela

Be the first to comment on "Macela conhecida desde a antiguidade por causa de seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.