Propriedades medicinais e benefícios do Jambolão

5/5 - (2 votes)

Jambolão (Syzygium Cumini Lamarck) é um fruto originário da Índia; sendo conhecido popularmente como jamelão e azeitona do nordeste; e pertence à família da goiaba e da pitanga.

Descrição

A árvore é frondosa, de médio porte, que pode chegar até 10 metros de altura. Adapta-se bem a climas tropicais, solos ricos em nutrientes e frequência de rega, sem encharcamento. Produz flores brancas, que atraem muitos insetos.

O fruto é pequeno, de forma ovoide, possui cor roxa quando amadurece; e apresenta sabor adstringente e agradável ao paladar. Possui pele fina, polpa carnosa e caroço grande. A planta propaga-se por sementes ou mudas.

Jambolão (foto //mudasherculandia.loja2.com.br)

Propriedades medicinais

A planta apresenta diversas propriedades medicinais tais como antioxidante, antibacteriana, anticancerígena, hipoglicemiante, antiviral, anti-inflamatória e antialérgica.

O fruto é rico em vitaminas C, lipídeos, fibras, proteínas e sais minerais tais como manganês, magnésio, potássio, sódio, ferro, cobre, cálcio, zinco e fósforo.

Serve para quê?

O fruto é consumido in natura, além de servir para a fabricação de doces, tortas, sorvetes, vinho, vinagre, compotas e geleias.

Na medicina popular, o chá das folhas e sementes é usado para o alívio da prisão de ventre, na saúde intestinal e para ajudar no controle da diabetes. O consumo regular do fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde intestinal e da pele.

Jambolão ( foto //tudoela.com/)

A árvore é usada para projetos ornamentais, embelezando jardins, praças e canteiros, sendo cultivado ainda em pomares frutíferos.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em mercados municipais, feiras livres e em sites que comercializam sementes e mudas de flores.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e benefícios do Jambolão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.