Pintassilgo, uma das aves mais bonitas e fofas do Brasil

Uma das aves mais bonitas do Brasil é o pintassilgo, também conhecido como pintassilva e pintassilgo-mineiro; cujo nome científico é Spinus magellanicus.

Ave tipicamente sul-americana, é bastante confundido com o canário, visto que possui uma coloração amarelada, que chama a atenção dos olhares mais curiosos por onde voa.

Pintassilgo (imagem: Getty Images via Canva)

Pintassilgo (imagem: Getty Images via Canva)

Características da espécie

Com cerca de 11 centímetros de comprimento, o pintassilgo é uma ave da ordem Passeriformes, que são aquelas aves também conhecidas como pássaros; que apresentam uma morfologia característica. Desse modo, é uma ave de tamanho relativamente pequeno, e que assim como outras espécies de pássaros, apresenta dimorfismo sexual, ou uma diferenciação bem evidente entre machos e fêmeas.

De cor predominantemente amarela, a ave possui algumas manchas na cor preta principalmente nas asas; e no caso dos machos, há também uma máscara na cor preta que os diferencia das fêmeas, e que caracteriza a espécie. As fêmeas, por sua vez, apresentam-se em tons de verde oliva, com alguns tons mais claros na ponta das asas .

Outra característica marcante dessa ave é o seu canto bem rápido, que é entoado também quando a ave está voando, e não somente quando está pousada; e que pode também imitar o canto de outras aves.

Pintassilva (imagem: Wladimir Lopes/Getty Images via Canva)

Pintassilva (imagem: Wladimir Lopes/Getty Images via Canva)

Hábitos do Pintassilgo

Durante o inverno, o pintassilgo pode ser visualizado em bandos de até 100 indivíduos, sendo um habitante de matas e árvores em áreas abertas; principalmente nos biomas de cerrado, mata atlântica e nos pampas.

Em termos de alimentação, trata-se de uma espécie que se alimenta principalmente de sementes de flores, bem como de frutos secos. Já no que se refere a sua reprodução, esse pássaro constrói seus ninhos principalmente em arbustos, como pés de café, sendo uma tarefa principalmente da fêmea.

Lá, são colocados cerca de 3 ovos meio azulados, incubados por quase 2 semanas pela fêmea, que é alimentada pelo macho. Depois do nascimento, são necessários cerca de 10 meses até a maturidade sexual dos filhotes, que passam então a procurar um parceiro para acasalar.

Be the first to comment on "Pintassilgo, uma das aves mais bonitas e fofas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.