Ginseng desde a antiguidade parceiro da boa saúde

5 (100%) 1 vote

Ginseng (Panax) de origem chinesa, conhecido há mais de cinco mil anos, na medicina popular e na alimentação dos orientais, sendo apelidado de elixir da longa vida.

Cultivo do Ginseng

É uma planta herbácea caracterizada por crescimento lento, que pode alcançar entre 30 e 70 cm, com pequenas e numerosas flores, que possuem uma ou duas sementes por fruto. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou divisão de suas raízes.

Produz folhas em forma de palma, com raiz cilíndrica, dividida ordinariamente em dois ramos; de cor amarelada no exterior, branco ou amarelo no interior; cheiro aromático, sabor amargo, acre e ao mesmo tempo açucarado; com aproximadamente 5 a 12 cm, mas poderá chegar a um m quando é arrancada com a idade de 10 anos.

As raízes secas, das quais a periderme é extraída, são chamadas de “ginseng- branco”; enquanto que o “ginseng-vermelho” é obtido através da exposição das raízes ao vapor de água sem a retirada da popular película, que lhe confere o tom avermelhado.

Propriedades do Ginseng

Ele possui diversas propriedades tais como estimulante, sedativa, reconstituinte, anti-inflamatória, afrodisíaca, anticancerígena, antioxidante, relaxante e antiviral.

Seu consumo em doses moderadas ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico; na saúde da pele e dos cabelos; além de aliviar os sintomas da menstruação e no controle da diabetes.

Como utilizar o Ginseng?

Ele pode ser utilizado em forma de chá, extrato ou cápsulas; além de ser empregado em diversas receitas culinárias. Ele é usado ainda em forma de máscara para atenuar as temidas olheiras.

Onde encontrar o Ginseng?

Ele é encontrado em forma de chá, extrato, pó e cápsulas em farmácias, drogarias e sites que comercializam plantas medicinais. Pode fazer parte de hortas domésticas por ser de fácil cultivo. Ginseng em cápsulas pode ser adquirido facilmente em farmácias ou lojas virtuais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Ginseng ( foto fonte http://www.jornalciencia.com/conheca-8-beneficios-surpreendentes-do-ginseng/)

Ginseng ( foto fonte http://www.jornalciencia.com/conheca-8-beneficios-surpreendentes-do-ginseng/)

Ginseng ( foto fonte http://denisegomesludwig.blogspot.com.br/2015/05/02-de-maio-ginseng-raiz-tuberosa.html)

Be the first to comment on "Ginseng desde a antiguidade parceiro da boa saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.