Utilidades e benefícios do Freixo Espinhoso para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

O Freixo Espinhoso (Zanthoxylum americanum) é uma planta de origem norte-americana, conhecida popularmente por clave de Hércules ou espinheiro cinza do sul.

Ela é conhecida e usada na medicina popular, pelos nativos norte-americanos, desde a antiguidade por causa de suas propriedades medicinais para a saúde.

Descrição

Ela é uma árvore de médio porte, que pode chegar até 10 metros de altura, possui folha caduca, aromática; sendo encontrada em encostas rochosas de montanha, mata aberta, ou em forma de moitas. De fácil cultivo e pouco exigente em relação ao solo e frequência de rega. Propaga-se por mudas ou estacas.

Freixo Espinhoso (foto //www.tipdisease.com)

Freixo Espinhoso (foto //www.tipdisease.com)

Produz folhas verde-escuras compostas e pinadas. Os caules e folhas têm espinhos pontiagudos. Possui flores masculinas e femininas, que aparecem em árvores separadas, em aglomerados axilares.

As flores florescem na primavera antes que as folhas surjam, na cor amarelo-esverdeada, perfumadas e discretas, mas são pouco atraentes para as abelhas.

As flores femininas dão lugar a frutos castanho-avermelhados, que possuem característica ornamental. Todas as partes desta planta (folhas, flores, frutos, casca e raízes) são aromáticas e possuem fragrância que remetem ao limão.

Propriedades Medicinais

A planta é repleta de propriedades medicinais tais como antirreumática, cicatrizante, estimulante, antibacteriana, expectorante, anti-inflamatória e entorpecente.

Serve para quê?

Freixo Espinhoso (foto //wildrosecollege.com)

Freixo Espinhoso (foto //wildrosecollege.com)

Os norte-americanos utilizam a planta na medicina popular, em forma de chá, decoccão, sendo suas raízes e cascas para alívio de febre, tosse, gonorreia, reumatismo, feridas externas; além de ajudar no alívio de problemas estomacais.

Os índios norte-americanos tinham o hábito de mastigar a casca e frutas para alívio da dor de dente e apelidaram a planta como árvore de dor de dente, por causa de sua propriedade entorpecente.

A planta é usada ainda para finalidades ornamentais, embelezando o local onde está presente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Utilidades e benefícios do Freixo Espinhoso para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.