Quais as propriedades medicinais da Erva Tostão?

5 (100%) 1 vote[s]

Erva Tostão (Boerhavia diffusa) é encontrada em diversas regiões do planeta, conhecida por diversos nomes tais como pega-pinto, amarra-pinto, agarra-pinto, bredo-de-porco, erva-de-porco, batata-de-porco e tangaracá.

Ela é muito conhecida em solo brasileiro, amplamente utilizada na medicina popular, para alívio de diversos males, principalmente os que envolve o sistema urinário. A planta é muito popular entre os indianos, que a utilizam na medicina ayurveda.

Descrição

A planta pode chegar a 70 cm de altura, com vários ramos vegetativos rasteiros e alguns ramos eretos, pilosos; nos quais têm folhas pequenas, simples, opostas, ovadoblongas com as margens onduladas, pilosas e pecioladas, de cor verde clara na face inferior.

Erva Tostão (foto //www.agrolink.com.br)

Erva Tostão (foto //www.agrolink.com.br)

Produz flores pequenas, de 3,8-4,0 x 3-3,2 mm, pediceladas, e ficam reunidas em panículas isoladas, possuem coloração esbranquiçada ou vermelha. Os frutos, em formato de cápsulas, possuem pelos glandulares que se prendem à roupa, à pele ou em animais.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, antisséptica, diurética, febrífuga, digestiva, laxante e antialbuminúrica.

Serve para quê?

A planta é amplamente usada na medicina popular, em forma de chá, emplastro, extrato e xarope, sendo benéfica para a saúde intestinal, cistite, problema de vesícula; além de ajudar a melhorar o incômodo da picada de insetos, na saúde renal e como depurativa do sangue.

Erva Tostão (foto //www.fluidr.com)

Erva Tostão (foto //www.fluidr.com)

Onde encontrar?

Por ser de fácil cultivo, ela é encontrada em terrenos baldios, beiradas de estradas e áreas abandonadas; além de considerada erva daninha, que invade variadas culturas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Quais as propriedades medicinais da Erva Tostão?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.