Origem, benefícios e utilização da Batata-de-purga

Batata-de-purga (Operculina macrocarpa) é nativa do nordeste brasileiro, sendo amplamente usada na medicina popular, para alívio de problemas intestinais. Ela é encontrada ainda na região das Filipinas.

Ela é conhecida também por jalapa,  ruibarbo, ruibarbo-branco e purga-de-amaro-leite; além de encontrada em diversos estados brasileiros.

Descrição

Batata-de-purga

Batata-de-purga (foto https://curapelasplantas.com.br/)

A planta é tipo trepadeira, com raízes tuberosas, grandes, amiláceas e lactescentes e caule tipo haste. Ela produz folhagem perenifólia, fosca e lisa.

A flor, pode ser branca ou amarela, é do tipo ripídio e os frutos possuem de 1 a 4 sementes duras, e após amadurecimento se assemelham a flores secas.

Propaga-se pela divisão do tubérculos ou por meio das sementes, sendo pouco exigente em relação ao solo, temperatura e frequência de rega.

Propriedades

A batata-de-purga é muito utilizada, na medicina popular, como laxativa, vermífuga e purgativa na região nordeste, como depurativo do sangue e sequelas de AVC. Ela é usada para alívio de prisão de ventre e controle de diarreias.

Batata-de-purga

Batata-de-purga (foto http://www.ceplamt.org.br/)

A resina glicosídica, que é o seu princípio ativo, é encontrada no tubérculo, e apresenta ação laxativa e purgativa, sendo objeto de pesquisas em diversas universidades tais como UFPI, UFPE e UFMG.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em feiras livres e em sites que vendem sementes e mudas de plantas; além de cultivada em quintais domésticos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, benefícios e utilização da Batata-de-purga"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.