Barbatimão (Stryphnodendron adstringens) é uma planta nativa do Cerrado Brasileiro; conhecida há mais de quinhentos anos por suas propriedades medicinais, que são aproveitadas na medicina popular e pela indústria farmacêutica.
Seu nome popular origina-se de Iba Timbó e significa “árvore que aperta”, por causa de sua tintura que é expelida de sua casca quando ela é espremida.
É conhecido por outros nomes tais como barba-de-timão, chorãozinho-roxo, casca da virgindade, uabatimô, abaramotemo, casca-da-mocidade, ibatimô, paricarana, faveiro e enche-cangalha.
Conheça o Barbatimão
É uma árvore de pequeno porte, com altura que varia entre 8 e 20 metros de altura. É pouco exigente em relação ao solo, temperatura e irrigação. Possui folhas paripinadas e flores amareladas, que são visitadas por insetos. Seus frutos tipo vagem, possuem sementes ovaladas de coloração bege. Propaga-se por sementes, mudas ou estaquias.
Propriedades do Barbatimão
Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como antibacteriana, anti-inflamatória, antisséptica, adstringente e cicatrizante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Utilização do Barbatimão
Ele é amplamente utilizado pela indústria farmacêutica na preparação de cremes, pomadas, sabonetes, tinturas e extratos sendo uma forma alternativa para tratamento de infecções e várias enfermidades.
A tintura extraída da casca é utilizada pelas indústrias para produção de tinta de escrever. Na indústria de curtume, o tanino encontrado na planta, é usado para tratamento do couro. Sua tintura ainda é usada nos rincões brasileiros para forjar a virgindade, por isso é conhecido também como casca-da-virgindade.
Há pesquisas inconclusas, no hospital do câncer em São Paulo, que buscam resultado relativos à prevenção de queimaduras resultantes da radioterapia.
A planta é utilizada na medicina popular, em formas de chás ou cataplasmas para aplicação externa em variados males.
Ela faz parte da lista da Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao SUS (RENISUS) e indicada para alívio de vários males.
É empregada ainda como planta ornamental e para a recuperação de áreas degradadas, além de sua madeira ser empregada em várias construções e fabricação de mourões.
Onde encontrar o Barbatimão?
Ele é encontrado em pastagens, quintais de roças, em drogarias, farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes, mudas de plantas e fitoterápicos.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp