Arnica (Arnica montana) é de origem europeia, mas encontrada também em diversas regiões brasileiras; sendo conhecida por vários nomes tais como arnica-brasileira, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro e arnica-silvestre. Há mais de trinta espécies catalogadas e seu nome popular significa pele de cordeiro.
Ela é amplamente usada na fitoterapia e na medicina popular; fazendo parte da tradição principalmente dos moradores das casas de roça, que têm pouco acesso aos hospitais e PSFs. É muito comum, na zona rural, encontrar garrafadas de arnica que são utilizadas para várias formas de dores.

Cultivo
Ela é uma planta herbácea que cresce entre 20 e 30 cm de altura, comumente encontrada em prados e áreas de floresta. Adapta-se bem em vasos, canteiros e jardineiras; além de seu cultivo ser bem fácil, que preconiza rega constante sem encharcamento e solo rico em nutrientes. Possui folhas suaves, peludas e flores aromáticas na cor amarelo-ouro. Os frutos são pequenos, pretos e de forma cilíndrica. Propaga-se por sementes ou divisão de touceiras.
As flores são colhidas no início de sua floração e seu rizoma após três ou quatro anos de vida da planta medicinal.
Propriedades terapêuticas
Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, expectorante,analgésica, anti-inflamatória, anti-séptica, antifúngica e relaxante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios para a saúde
Ela usada para alívio de queimaduras, eczema, queimaduras solares e alguns cânceres de pele. Sua aplicação promove a circulação sanguínea, o que aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada; que ajuda na promoção e aceleração do processo de cicatrização. Auxilia ainda no alívio das temidas acnes, dores musculares e lombares.
Onde encontrar?
Ela é amplamente usada pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológicas; encontrada em diversas formas tais como óleo, tintura, cremes, géis, pós, xaropes, pomadas; além de poder fazer parte de horta medicinal para preparação de emplastros. A planta só pode ser usada na parte externa, sendo tóxica se ingerida.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp