Tâmara (Phoenix dactylifera) é uma planta de origem africana, conhecida popularmente por date palm (em inglês); datilera, palma común, fénix, támara, datilero, (em espanhol) e tamar (em árabe).
Ela é cultivada no Oriente Médio desde 6.000 anos a. C. e, atualmente é encontrada no Iraque, Arábia Saudita, Marrocos, Israel, Turquia, Índia, Paquistão e também na Califórnia, Arizona e sul da Flórida.
Descrição
A tamareira possui tronco único que pode chegar a 40 metros de altura. Ela pode ser encontrada em formato de touceira, que pode chegar a quase 50 cm de diâmetro, com coroa foliar frondosa e folhas pinadas. A espécie é dioica, isto é, possui exemplares masculinos e femininos.
As flores são amarelas e em forma de grandes cachos, visitadas por variados insetos. O fruto possui aproximadamente 5 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, e pode produzir até 1.500 frutos.
Ela prefere solos soltos e se adapta a locais mais secos, mas exige local rico em nutrientes, adubações orgânicas e de liberação controlada. A melhor época para transplantar os exemplares adultos é na estação do verão. Propaga-se por sementes ou mudas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Cada tamareira demora em média cinco anos para começar a produzir fruto, que pode chegar até 120 kg de tâmaras, dependendo da variedade.
Serve para quê?
As frutas podem ser ingeridas cruas ou cozidas ou ainda desidratada, sendo empregada na preparação de bolos, tortas de frutas, caldas, sucos e saladas.
No paisagismo está sendo popularizada, nos últimos anos, com sucesso devido a rusticidade da espécie, sendo empregada em variados projetos paisagísticos.
Na medicina popular, as frutas possuem propriedades demulcentes, expectorantes e laxantes; sendo usadas para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, febres e para a prisão de ventre.
As folhas são amplamente utilizadas para diversas finalidades, tais como para a produção de coberturas de casas; além de usadas para a construção de paredes de cabanas.
A fibra, extraída das folhas e das cascas, pode ser usada para para fazer cordas, cestos, chapéus e esteiras. As folhas secas são usadas na preparação de cercas. A madeira, na parte externa do caule é forte e resistente aos cupins, sendo muito valiosa para a construção civil.
Onde encontrar?
Ela é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas e em diversos projetos paisagísticos, conferindo beleza e originalidade.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp