Pupunha nativa da América com inúmeras finalidades

Pupunha (bactris gasipaes Kunth) é uma planta nativa das Américas, cultivada pelos índios desde os tempos mais remotos, com diversas finalidades.

A pupunheira é encontrada em quase toda a América, inclusive em todas as regiões brasileiras, sendo muito popular para os índios e pessoas da zona rural.

Conheça a Pupunheira

Ela possui ciclo perene, alcança até 20 metros de altura, prefere clima tropical, com tronco ereto, que dependendo da variedade, apresenta espinhos. Produz grandes folhas e inflorescência com cachos amarelados, que são visitados por muitos insetos. Seus frutos são arredondados, nascem na cor verde e amarelam quando amadurecem. Propaga-se por mudas ou pelas sementes.

 Propriedades da Pupunha

Ela é rica em vitamina A, ácido oleico, que é uma gordura boa, fibras, proteínas e sais minerais tais como cálcio, ferro, zinco, manganês, cobre, fósforo e potássio.

Quanto mais vermelha a casca e a polpa, maior a concentração de carotenoides. Esse mix de vitaminas e aminoácidos, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, diminui o risco de doenças degenerativas como as cardiovasculares, previne a degeneração macular e formação de catarata; além de auxiliar na digestão e na saúde da pele.

Utilização da Pupunha

O fruto pode ser comido após ser cozido em água e sal ou no vapor; na forma de farinha, óleo comestível; para preparação de geleia e compota; além de servir de alimento para animais e pássaros.

Seu palmito é amplamente comercializado e usado em diversas preparações culinárias; além de oferecer geração de renda para famílias ribeirinhas da Amazônia Brasileira, principalmente no estado do Pará; onde há plantações com finalidades extrativas de seu palmito, que possui sabor extremamente agradável.

Sua madeira é empregada na construção de bengala e utensílios domésticos; além de servir para a confecção de variados artesanatos.

Onde encontrar a Pupunha?

Ela é facilmente encontrada em forma de conserva, em mercados e feiras livres, em plantações extrativas, em vegetações em quase todo o Brasil, em artesanatos, em utensílios domésticos e em pequenas construções, nas quais a madeira e folhas são amplamente aproveitadas.

Pupunha (Foto: https://www.lorhans.com.br/?lightbox=dataItem-in96mp3y1)

Pupunha (Foto: https://www.lorhans.com.br/?lightbox=dataItem-in96mp3y1)

Pupunha (Foto: http://palmitosupremo.com.br/)

Pupunha (Foto: http://palmitosupremo.com.br/)

Pupunha (Foto: http://www.mariaceciliacandelore.com.br/massas/espaguete-de-palmito-pupunha/)

Pupunha (Foto: http://www.mariaceciliacandelore.com.br/massas/espaguete-de-palmito-pupunha/)

Be the first to comment on "Pupunha nativa da América com inúmeras finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.