Conheça as diversas aplicações e finalidades do Guatambu

Guatambu (Balfourodendron riedelianum) é uma planta nativa do Brasil, sendo conhecida por vários nomes tais como pequiá-mamona, pequiá-mamão, farinha-seca, marfim, gramixinga, pau-liso, pau-cetim, guataia, guarataia e guamuxinga.

Guatambu (foto https://matasagrada.com.br/viveiro-de-plantas/guatambu/)

Descrição

A planta pode atingir até 20 metros de altura, com tronco retilíneo, que pode alcançar de 40 a 90 centímetros de diâmetro. Ela habita clareiras da mata primária, matas secundárias e capoeirões, sendo encontrada em toda a região da floresta da bacia do Rio Paraná e Alto Uruguai.

Produz folhas opostas, compostas trifolioladas, com pecíolo, que varia  de 4-8 cm. Suas flores são branco-amareladas, são polinizadas por insetos, dispostas em panículas terminais, e aparecem no final de setembro até novembro. Seu fruto não é comestível amadurece de agosto a setembro.

Serve para quê?

Na medicina popular, a planta é utilizada para alívio de doenças gastrointestinais. Sua folhas são ricas em proteína bruta, podendo ser utilizadas na alimentação animal.

A árvore pode ser utilizada em projetos paisagísticos de parques e praças, além de usadas no reflorestamento de áreas degradadas.

Guatambu (foto www.sites.unicentro.br)

A madeira é resistente ao apodrecimento e ao ataque de insetos, sendo indicada para fabricação de móveis de luxo, na  construção civil (vigas, caibros, ripas, rodapés, forros, tacos e lambris), marcenaria, molduras, cabos de ferramentas, compensados, chapas, lâminas faqueadas, peças torneadas e artefatos decorativos em geral; além de usada na fabricação de hélices de avião.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas, sendo de fácil cultivo e crescimento moderadamente rápido.

Be the first to comment on "Conheça as diversas aplicações e finalidades do Guatambu"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.