Quixaba, propriedades medicinais e variadas aplicações

Quixaba (Sideroxylon obtusifolium) é uma planta de origem americana, conhecida popularmente por rompe-gibão, coronilha, coca, maçaranduba-da-praia, miri, sacutiaba, guaraniná e ibirá-niná. Ela é encontrada em quase todas as regiões brasileiras, desde a região norte até o sul do País.

Descrição

A árvore pode alcançar até 15 metros de altura, com copa muita densa; apresenta muitos espinhos e tem preferência por solos argilosos; sendo encontrada no pantanal mato-grossense e em beiradas de rios; além de habitar regiões mais secas do nordeste brasileiro.

Quixaba (foto //faunaefloradorn.blogspot.com)

Possui folhas coriáceas e flores aromáticas, hermafroditas, de coloração creme e preferidas pelos insetos.

Seus frutos são pequenos, arredondados e quando amadurecem ficam arroxeados e remetem ao formato da jabuticaba; além de preferidos pelos pássaros. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

A Quixabeira é rica em propriedades medicinais tais como tonificante, cicatrizante, anti-inflamatória, hipoglicemiante e adstringente.

Serve para quê?

Suas cascas são empregadas na medicina popular, em forma de chá, para alívio de gastrite, azia, males dos rins e cicatrização de feridas e machucados.

Ela é utilizada com sucesso na arborização de fazendas, tanto no Pantanal Mato-Grossense, como na região Nordeste. As folhas e frutos servem ainda  como forrageira para alimentação do gado.

Quixaba (foto //cangucuemcores.blogspot.com)

Sua madeira é amplamente usada em carpintaria e no artesanato para diversas aplicações, inclusive na  modelagem de esculturas tais como as carrancas, que são muito populares entre os nordestinos.

Devido à degradação ambiental e ação exploratória, a quixabeira é mais uma espécie ameaçada de extinção.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em farmácias de manipulação, em drogarias e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Quixaba, propriedades medicinais e variadas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.