Abacaxi com sementes: fenômeno bastante raro

Quando se estudam as plantas, o grupo das angiospermas (plantas com raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) é o mais destacado, uma vez que se trata do grupo vegetal com maior número de espécies no planeta. E o abacaxizeiro está neste grupo, ou seja, é uma planta que forma fruto (abacaxi) e semente.

O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário da flor (sistema de reprodução sexuada das plantas), enquanto a semente é proveniente do desenvolvimento do óvulo após a fecundação.

Abacaxi com semente (imagem: Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Abacaxi com semente (imagem: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Abacaxi tem semente?

No caso do abacaxizeiro, o fruto é, na realidade, uma infrutescência (de forma mais simples, um conjunto de frutos, onde cada gomo é um pequeno fruto); para os amantes da botânica, uma sorose, como ocorre também na fruta-do-conde.

Para a formação daquilo que chamamos de fruto, a planta solta uma inflorescência (“conjunto de flores”); caso ocorra a polinização (no caso do abacaxi pode ser por beija-flor, formigas, abelhas ou até morcegos), os óvulos presentes em cada flor podem se desenvolver, originando as sementes que ficam no meio da massa amarelada que se come, e que constitui o fruto propriamente dito. É assim que se formam os abacaxis com sementes. É possível encontrar dezenas de sementes em um único abacaxi.

Sementes de abacaxi nascem?

Se você, leitor, encontrou um abacaxi com sementes e ficou se perguntando se essas sementes nascem, a resposta é sim. Acontece que o plantio da planta usando a coroa que se encontra sobre o abacaxi leva à formação de planta que já produzirá novo fruto em pouco mais de um ano, enquanto que o plantio por sementes levará mais tempo para produção dos primeiros frutos.

A grande vantagem do plantio por sementes é que se formam plantas geneticamente distintas entre si (maior variabilidade genética), o que reduz as chances de desaparecimento da cultura em caso de surgimento de algum patógeno.

Pode comer o abacaxi com sementes?

A presença de sementes não inviabiliza o consumo do fruto. Basta remover as sementinhas (que são bem pequenas, como aparece nas imagens) e ingerir a polpa normalmente. Ah… e, se por acaso, alguma semente for ingerida, não se preocupe; ela será eliminada junto com as fezes.

Sementes de abacaxi (imagem: Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Sementes de abacaxi (imagem: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Abacaxi com sementes: fenômeno bastante raro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.