Tulipa, conhecida como uma das flores símbolo da Holanda

Rate this post

Uma das flores que mais chamam a atenção por sua beleza é a tulipa (Tulipa spp.), que é uma das flores mais cultivadas nos países baixos, como na Holanda. De origem asiática, essa bela planta é encontrada em diversas regiões do planeta, como na Europa e na China; embora diversas tecnologias permitam o desenvolvimento destas espécies em climas mais tropicais, como no território brasileiro.

Com a forma de um turbante, acessório bastante utilizado pelos homens turcos, esta planta foi popularmente denominada de tulipa; visto que a palavra original “Tulbend”, que significa turbante em turco, descreve muito bem as características morfológicas dessa espécie que chama a atenção dos apaixonados por flores.

Tulipa Lilás (foto: https://www.decorfacil.com/como-cuidar-de-tulipas/)

Características gerais das espécies

Tal como as demais plantas com flores, como espatódea, girassol-mexicano e flor-de-são-miguel, as tulipas são classificadas como angiospermas; sendo também do grande grupo das monocotiledôneas. Dentro deste grande grupo botânico, elas fazem parte da família Liliaceae, dentro da qual estão os belíssimos lírios e açucenas.

Morfologicamente, a tulipa é bem fácil de ser reconhecida, haja vista que sua altura não passa dos 60 centímetros. Além disso, em cada haste, há apenas uma flor, a qual é composta por cerca de 3 pétalas e 3 sépalas idênticas, que podem assumir diferentes cores. Suas folhas são bastante alongadas, podendo chegar a um comprimento de 10 centímetros; ao passo que seus frutos são secos do tipo cápsula.

Tulipas coloridas (foto: https://www.tuacasa.com.br/como-cuidar-de-tulipas/)

Como cultivar a Tulipa?

Uma das melhores dicas para quem se aventura no cultivo das espécies de tulipa é começar pelo plantio da muda já crescida, a qual pode ter seu desenvolvimento tanto no vaso, quanto diretamente no solo. Além disso, para que seu crescimento seja mais ereto, o ideal é plantá-la em áreas bem ensolaradas, tanto para garantir que seu caule não fique torto à procura de sol, quanto para garantir que a floração irá ocorrer.

No que se refere ao solo, o ideal é que seja um solo bem arenoso e drenado, de modo que a irrigação também seja feita cerca de 2 vezes na semana; com o objetivo de evitar o apodrecimento das porções subterrâneas da planta, mantendo a terra úmida. Vale ressaltar também que o período ideal para que o plantio seja feito é durante o inverno, visto que a floração demora um pouco para ocorrer, e depende também de boa fertilidade do solo. Sendo assim, caso estes requisitos sejam atendidos, a flor pode durar até 2 meses; ao passo que, ao ser cortada, dura em média 10 dias com água trocada diariamente.

Significados das cores de Tulipas

Sabe-se que, originalmente, a tulipa era uma flor real, que somente poderia ser cultivada em jardins da realeza. Talvez, por isso, atualmente seja bastante comum utilizá-la como ornamentação e presente para diversas ocasiões; a depender do significado da cor da floração. Conheça alguns dos significados das principais cores existentes, que podem ser encontradas tanto na internet, como na belíssima cidade de Holambra:

  • Vermelhas – as tulipas vermelhas representam o amor e a paixão, sendo muito utilizadas em presentes de datas românticas, como o dia dos namorados.
  • Brancas – significam paz e pureza, sendo fortemente usadas na decoração de casamentos, e nos buquês de noivas.
  • Roxas – normalmente associadas ao luxo e à nobreza, são excelentes para a decoração de ambientes externos e externos, e também para presentear que você gosta.
  • Amarelas – normalmente associadas à alegria, e à luminosidade, são ideais para a ornamentação de cômodos das casas, trazendo luz ao ambiente; ou ainda para a decoração de jardins externos.
  • Pretas – associadas a um ar misterioso, são ideais para surpreender a pessoa a ser presenteada.

Vale ressaltar que, assim como há diversas espécies de tulipas, há outras cores belíssimas, como azul, rosa, laranja, dentre outras, que podem ser encontradas tanto em floriculturas físicas, quanto em lojas online.

Campo de tulipas na Holanda (foto: https://www.eurodicas.com.br/tudo-sobre-a-holanda/)

Be the first to comment on "Tulipa, conhecida como uma das flores símbolo da Holanda"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.