12 ideias de comida caseira para preparar em época de quarentena

A alimentação é uma das preocupações de quem está em quarentena durante o novo coronavírus. Trabalhando de home office e com os filhos em casa, não sobra muito tempo para pensar no que cozinhar. Por isso, é essencial contar com boas ideias de comida caseira.

Afinal, comer em restaurantes poder ser muito gostoso (e é!), mas em algumas ocasiões a comida feita em casa é muito mais saborosa. Além disso, algumas boas ideias de comida caseira podem colocar as crianças para ajudar na cozinha, o que as distrai e ajuda nos trabalhos da casa.

Quer conhecer algumas das melhores ideias de comida caseira para a sua quarentena? Então veja abaixo!

12 ideias de comida caseira para a quarentena

1. Macarrão com queijo

O macarrão com queijo é uma das mais tradicionais refeições caseiras dos EUA. A razão é simples de entender: é uma delícia. Por isso, você pode fazê-la para um dia em que as pessoas de casa querem algo um pouco mais gostoso para comer.

Para fazer é bem simples: refogue os temperos (alho e cebola) na panela de pressão com um fio de óleo e, depois, adicione um pouco de água e macarrão. Tampe a panela e deixe cozinhar por 3 minutos na pressão com fogo baixo. Depois, desligue o fogo e deixe sair a pressão. Retire o macarrão, coloque-o em um refratário e misture com creme de leite e sal. Adicione o queijo por cima e espere derreter.

2. Batata-frita na panela de pressão

Está com vontade de batata-frita mas quer uma receita diferente? Então teste essa: corte a batata e coloque-a na panela de pressão. Então cubra com óleo, tampe e leve a fogo baixo por 30 minutos. Desligue e deixe sair a pressão para remover a tampa. Depois, é só escorrer a batata em papel toalha e temperar com sal.

3. Arroz de forno

Tem alguma receita mais com cara de vó do que um arroz de forno? Para fazê-lo, é bem simples.

Separe um pouco de molho de tomate, milho enlatado, azeitonas, cheiro verde, peito de frango e pimentão vermelho e leve a fogo médio em uma panela para deixar a mistura encorpar. Depois, em um refratário, faça uma espécie de “lasanha” com camadas de arroz cozido, molho de frango e requeijão até terminar em arroz. Cubra com mussarela ralada e leve a forno médio por 10 minutos.

4. Hambúrguer caseiro

Está com saudade de um lanche com hambúrguer? Então vamos aprender como fazer em casa.

Para isso, compre carne moída de acém e de alcatra na proporção de 2/3 de acém e 1/3 de alcatra. Junte tudo com sal e pimenta do reino, caso queira. Depois de juntar toda a carne na panela, faça bolinhas de aproximadamente 150 gramas e use um molde de hambúrguer para deixá-lo no formato ideal.

5. Frango na cerveja

Se você quer um jantar bem apimentado, acompanhe essa ideia de comida caseira. Pegue algumas asinhas de frango (4 para cada pessoa) e tempere com uma mistura de páprica, pimenta do reino, sal e tomate em pó.

Dê um “banho” desse tempero no frango e coloque-o em um refratário. Então, adicione uma cerveja de sua preferência (puro malte costuma dar mais sabor) e leve ao forno por aproximadamente duas horas para assar.

6. Carne de panela

A carne de panela é uma das ideias de comida caseira mais tradicionais que existem. Para isso, corte alguns cubos de coxão duro e refogue na panela de pressão com pimentão vermelho, alho, sal e cebola.

Depois de dourar, adicione molho de tomate até cobrir a carne e deixe cozinhar por meia hora. Depois tire do fogo, deixe a pressão sair e adicione batatas picadas e cenoura na mistura. Volte a cozinhar na pressão por 5 minutos antes de finalizar.

7. Estrogonofe

Para as noites frias, uma boa ideia é comer um bom estrogonofe bem gostoso. Para isso, corte alguns cubos de carne ou peito de frango e refogue em uma panela.

Em outra, prepare o molho com creme de leite, sal, ketchup e mostarda. Arrume a proporção na sua preferência. Então junte o molho com a carne e sirva no prato com arroz e batata-palha.

8. Almôndegas

Um bom acompanhamento para qualquer prato é uma porção de almôndegas. Elas vão bem com o arroz, mas também com o macarrão, por exemplo.

Para fazê-las, basta misturar um pouco de carne moída com um ovo, sal, cebola picada e farinha até dar o ponto. Então enrole as almôndegas e frite.

9. Filé de pescada com legumes e alho

Quer uma refeição um pouco mais saudável? Então uma das melhores ideias de comidas caseiras para isso é um bom filé de pescada cozido no vapor com legumes e alho.

Primeiro, coloque o filé para cozer no vapor pois ele leva mais tempo. Depois, adicione alguns legumes. Nós recomendamos a cenoura e o brócolis, que combinam bem.

10. Sopa com legumes e carne

É verdade que o clima está esfriando. Por isso, nada como uma sopinha para esquentar o corpo durante a noite.

Uma excelente versão é a sopa de carne com legumes. Use 350 gramas de acém com 1 cebola, 1 cenoura, 1 batata, 3 tomates, meia abobrinha, meio talo de salsão, meia beterraba e um pouco de ervilha. Para encorpar, use duas colheres de farinha de aveia para 1 litro de água.

11. Costela suína com milho

Para fazer uma costela suína macia, primeiro você deve cozinhá-la na pressão por 40 minutos. Depois, leve ao forno para assar por mais 30 minutos tampada com alumínio.

Deixe mais 10 minutos no forno sem o alumínio e com molho barbecue para finalizar. Enquanto isso, cozinhe espigas de milho na pressão para acompanhar.

12. Carne moída com legumes

Para um almoço rápido, uma boa ideia é misturar carne moída com legumes em um prato com arroz. A ideia é fazer a carne moída refogada enquanto cozinha batata, cenoura, brócolis e ervilha ou milho no vapor. Depois misture tudo junto para comer.

E aí, gostou das nossas ideias de comida caseira para a quarentena? Então compartilhe abaixo algumas receitas que você está fazendo na sua casa!

Be the first to comment on "12 ideias de comida caseira para preparar em época de quarentena"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.