Rato-da-taquara, belo e tímido habitante da Mata Atlântica

O rato-da-taquara (Kannabateomys amblyonyx) é um roedor habitante das regiões de Mata Atlântica do território brasileiro. Como seu próprio nome sugere, esse tímido mamífero vive principalmente em bambus e em taquaras desse bioma, sendo encontrado principalmente nos estados do Sul e Sudeste do país.

Rato-da-taquara (foto: https://www.ecoregistros.org/site_br/imagen.php?id=336388)

Descrição da espécie

Esse animal é um representante dos mamíferos que fazem parte do grande grupo dos Euarchontoglires, em que se encontram, dentre outras espécies, os roedores e Lagomorpha, que são lebres e coelhos. Dentro da ordem zoológica Rodentia, estão aqueles animais conhecidos pela presença de dentes incisivos bem procumbentes, sendo os inferiores com crescimento contínuo; e que são chamados popularmente de roedores, como a capivara, os esquilos e o ouriço-cacheiro.

Desse modo, assim como estas espécies citadas, o rato-da-taquara é um animal que possui incisivos bem desenvolvidos, e que lhe auxiliam na alimentação. Além disso, é um animal que mede em torno de 60 centímetros, sendo sua cauda levemente mais comprida que o corpo. Por ser um mamífero, apresenta, dentre outras características, o corpo recoberto por pelos, assim como sua cauda, e uma coloração que varia do castanho claro até cores mais escuras. É um roedor relativamente fofinho, com um peso médio de 500 gramas.

Vale ressaltar também que possuem vibrissas bem desenvolvidas, ou seja, pelos táteis especializados localizados perto do fucinho; além de orelhas pequenas e garras bem longas para auxiliar na locomoção em meio aos bambuzais.

Rato-da-taquara (foto: http://portugal.inaturalist.org/taxa/43937-Kannabateomys-amblyonyx)

Hábitos do Rato-da-taquara

Em razão de ser um habitante de florestas de bambus e taquaras, esse mamífero se alimenta principalmente de brotos dessas espécies vegetais. Além disso, uma questão bem interessante em relação à reprodução desses animais consiste no fato de que o rato-da-taquara é uma espécie monogâmica, que possui apenas um parceiro sexual em sua vida; além do fato de que tanto os machos quanto as fêmeas são responsáveis pelo cuidado com os filhotes.

Be the first to comment on "Rato-da-taquara, belo e tímido habitante da Mata Atlântica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.