Jaçanã, bela ave aquática que habita as roças brasileiras

Jaçanã (Jacana jacana), ou Cafezinho, como também é bastante conhecida, é uma ave encontrada principalmente na região da América do Sul. De hábitos predominantemente aquáticos, é frequentemente encontrada em brejos, rios e lagos, sendo bastante comum de ser vista em plantas aquáticas, como as Vitórias-régias.

Jaçanã (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

É uma ave que pode chegar a cerca de 23 cm, que possui corpo de cor negra, sendo a parte superior das asas de coloração amarronzada; ao mesmo tempo, a parte inferior de suas asas possuem cor amarelo-esverdeada, e chamam a atenção de quem observa o voo dessa bela ave.

 

Por ser uma ave que habita regiões com grandes quantidades de água, possui algumas adaptações interessantes, como os longos dedos. Isso faz com que, ao pousar sobre frandes folhas que estão sobre a água, o peso da ave seja bem distribuído; desse modo, evita-se que esta afunde e se afogue.

Como vive a Jaçanã?

Jaçanã (foto: https://www.pescaki.com)

Sua alimentação é composta principalmente de alguns artrópodes, como pequenos vaga-lumes, formigas; além disso, se alimenta de certos moluscos, tais como lesmas, e também de certas espécies de peixes e alguns tipos de sementes.

Sua reprodução é algo bastante interessante, visto que esse tipo de acasalamento ocorre em apenas 1% do total de aves existentes. É um fenômeno chamado de Poliandria. Nesse caso, a fêmea do jaçanã, que é bem maior que o macho, possui diversos parceiros de acasalamento e, consequentemente, diversos ninhos. Sendo assim, ela é a responsável por proteger o território, ao passo que seus parceiros ficam nos ninhos chocando os ovos e cuidando de seus filhotes sozinhos.

Já os filhotes, quando nascem, já são bem espertos. Sabem mergulhar e, assim como os adultos, possuem pernas bastante longas. Vale ressaltar que, com um dia de vida, os mais jovens já devem acompanhar os pais para que aprendam a capturar alimento, garantindo assim, sua sobrevivência.

 

Be the first to comment on "Jaçanã, bela ave aquática que habita as roças brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.