Formiga lava-pé, uma das mais conhecidas do Brasil

A formiga lava-pé (Solenopsis saevissima), também conhecida como formiga-de-fogo, é uma das formigas mais comumente encontradas no país. Normalmente presente no Norte do país, principalmente na Região Amazônica, essa espécie de inseto se expandiu para todas as regiões brasileiras; sendo encontrada tanto na zona rural, quanto na zona urbana, e também no exterior.

Formiga lava-pé (foto: https://www.pbase.com/tmurray74/image/142503164)

Descrição

A formiga-de-fogo é uma espécie de artrópode da classe Insecta, onde estão agrupados os animais que possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; 1 par de antenas, além de 3 pares de patas, podendo ou não possuir asas. Dentro dessa classe, as formigas em geral são classificadas como Hymenoptera, ordem de insetos predominantemente sociais, tais como formigas, vespas e as belas abelhas.

A lava-pé apresenta um tamanho médio que varia de 3 a 5 milímetros; e uma coloração que varia conforme a região do corpo. Na cabeça e no tórax, sua cor marrom-avermelhada entra em contraste com o abdome, que é mais escuro. É uma espécie bastante agressiva, e que possui representantes no país todo.

Formiga-de-fogo (foto: https://www.pbase.com/tmurray74/image/142541305)

Hábitos e picada da formiga Lava-pé

Esta espécie habita ninhos que são construídos no solo, como um monte de terra; e que são facilmente encontrados em beiradas de estradas e em gramados. A alimentação é bastante variada, sendo, portanto, uma espécie onívora; a qual se alimenta tanto de animais vertebrados e invertebrados, quanto de plantas.

Uma característica marcante da formiga lava-pé, e que lhe confere seu nome, é sua picada; a qual é responsável por cerca de 35% dos acidentes com insetos no Brasil. Isso se deve ao fato de que seu veneno apresenta uma mistura de compostos que, ao serem injetados no organismo humano, atuam de forma tóxica, lembrando uma queimadura de fogo.

Desse modo, ao pisar em um ninho de lava-pés, rapidamente diversas formigas sobem pelo corpo e começam a picar a pele da pessoa; provocando dor intensa, ardência, alergia, bolhas; e, em casos extremos, pode provocar inclusive choques anafiláticos. Portanto, tenha cuidado ao andar em áreas propícias à existência de ninhos desta espécie.

Vale ressaltar, entretanto, que, embora seja considerada por muitos uma praga tanto urbana, quanto agrícola, devido ao fato de atacar diversas culturas; a formiga lava-pé tem grande importância ecológica, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio de populações.

Be the first to comment on "Formiga lava-pé, uma das mais conhecidas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.