Ema, conhecida como a maior ave da América do Sul

Rate this post

A ema (Rhea americana), também conhecida como nandu ou guaripé, é uma bela representante do grupo das aves, sendo a maior existente no Brasil. Com um nome científico que significa “grande mãe americana”, esse pássaro chama a atenção por seu grande porte e por sua beleza peculiar; sendo encontrada em diversas regiões brasileiras, embora seja mais frequente no centro-sul do país.

Ema (foto: https://casadospassaros.net/ema-animal/)

Descrição da espécie

Como já mencionado, essa espécie se trata de uma ave, a qual é uma das representantes da ordem Rheiformes, caracterizada pela presença de pernas compridas, pelo tamanho avantajado e também pela incapacidade de voo; haja vista seu grande peso e pelo não desenvolvimento da carena, local onde se inserem os músculos associados ao voo das aves. Desse modo, trata-se de uma ave corredora que utiliza as asas com o objetivo de equilibrar-se.

Com aproximadamente 2 metros de comprimento, e cerca de 1,70 metro de altura, possui uma envergadura de asas que pode chegar a 1 metro, e um peso médio de 30 kg. Além disso, apresenta pernas e pescoços bem compridos, e uma coloração mais acinzentada, que se difere em indivíduos machos e fêmeas. Desse modo, os machos possuem a região ventral mais escura, ao passo que as fêmeas possuem tal região em coloração mais esbranquiçada.

Rhea americana (foto: Por Rufus46 – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36109606)

Hábitos da Ema

Essa belíssima ave se caracteriza por ser uma espécie onívora, ou seja, capaz de se alimentar tanto de proteína animal, quanto vegetal. Dessa forma, além de sementes e frutos, alguns pequenos animais fazem parte da sua dieta, como roedores, insetos, dentre outros. Vale ressaltar também que, assim como grande maioria das aves, a ema deve consumir terra com pedras, as quais ficam armazenadas na moela, de modo a auxiliar no processamento mecânico e na trituração dos alimentos ingeridos.

Presente principalmente em áreas abertas de cerrado, em grupos de até 30 indivíduos, a guaripé tende a dormir durante os dias mais quentes e sair à noite para procurar alimento, quando está mais fresco. Em termos de reprodução, o macho vocaliza bem alto durante os períodos reprodutivos, e possui comportamento de poliginia, reunindo em torno de 5 fêmeas com as quais irá acasalar. Contudo, é importante ressaltar também que há comportamento de poliandria, visto que as fêmeas também podem acasalar com vários machos.

Após o acasalamento e a postura dos ovos, o macho tende a afastar as fêmeas com as quais houve cópula, de modo que ele é o responsável por chocar e proteger seus ovos. Cerca de 6 semanas depois, os filhotes eclodem do ovo, e são cuidados pelo macho, que os protege contra predadores e outros perigos que possam encontrar.

Be the first to comment on "Ema, conhecida como a maior ave da América do Sul"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.