Calango, um dos répteis mais comuns nas construções brasileiras

Rate this post

Calango é o nome popular que se dá a alguns lagartos de porte relativamente pequeno, encontrados principalmente em muros das casas ou escondidos na mata. De pequeno porte, esses animais são bem conhecidos pela população, uma vez que sua distribuição geográfica abrange quase todo o território brasileiro; sendo que há espécies também encontradas em outros países da América Latina.

Calango (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Calango)

Descrição geral das espécies

Quando nos referimos ao termo calango, é importante ressaltar que trata-se de espécies da ordem Squamata, ou seja; animais que possuem escamas, popularmente conhecidos como lagartos, serpentes, e cobras-de-duas-cabeças. Dentro dessa ordem, tem-se a família Tropiduridae, a qual possui os calangos como seus principais representantes.

Dentre algumas características compartilhadas por grande maioria das espécies de calango que existem, está o seu tamanho médio; que gira em torno de 30 centímetros de média, sendo uma boa parte representada por sua longa cauda. Além disso, são tetrápodes, e se caracterizam por uma pele com escamas bem resistentes, o que os auxilia, dentre outras coisas, a se locomover com a região ventral bem próxima ao solo sem se ferir.

Sua coloração também é bastante variável, de modo que podem ser mais claros, ou de cor mais próxima ao marrom e ao preto; passando, inclusive por tons mais esverdeados. Mas, uma coisa interessante sobre algumas espécies de calangos e que permite a diferenciação entre machos e fêmeas, consiste no fato de que os machos apresentam manchas escuras na região das coxas, o que não ocorre nas fêmeas.

Tropidurus torquatus (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropidurus_torquatus)

Hábitos do Calango

Assim como os demais répteis, os calangos são animais ectotérmicos; ou seja, cuja temperatura corporal varia conforme as condições ambientais. Desse modo, é bem comum encontrar esses indivíduos tomando sol, com o objetivo de aumentar a temperatura de seu corpo. Além disso, esses animais se alimentam principalmente de artrópodes, como aranhas, escorpiões-amarelos, e besouros.

Vale ressaltar também que o calango é um animal frequentemente encontrado em áreas onde há menor circulação de pessoas; de modo que fica imóvel tentando se camuflar na construção ou em meio à vegetação. Além disso, é um animal que não possui comportamentos agressivos, e que apresenta autotomia como uma de suas estratégias de defesa; ou seja: é capaz de perder um pedaço de sua cauda, com o objetivo de distrair seus predadores.

Be the first to comment on "Calango, um dos répteis mais comuns nas construções brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.