Borboleta ribeirinha, uma das borboletas mais raras do Brasil

A borboleta ribeirinha, cujo nome científico é Parides burchellanus, é conhecida por ser uma das espécies mais raras do Brasil; que atualmente encontra-se ameaçada de extinção.

Encontrada principalmente na Serra da Canastra, essa espécie é endêmica do Brasil e do bioma do cerrado; e chama a atenção por sua beleza rara, tal como sua presença.

Borboleta ribeirinha (imagem: Reprodução)

Borboleta ribeirinha (imagem: Reprodução)

Características da Borboleta Ribeirinha

Como seu próprio nome sugere, a borboleta ribeirinha é encontrada em regiões de matas próximas a riachos e pequenos córregos; principalmente em altitudes que chegam a cerca de 1.100 metros.

Tal como as demais espécies de borboletas, trata-se de um inseto, caracterizado pela presença de um par de asas, um par de antenas e 6 patas; com asas escamosas, que caracteriza a ordem zoológica Lepidoptera.

De beleza peculiar, apresenta-se na coloração preta, com manchas na cor rosa espalhadas pela região do abdome e na extremidade de suas asas; sendo que o macho se difere da fêmea pela presença de pequenas glândulas odoríferas na cor branca na parte inferior de sua asa posterior.

Parides aglaope (imagem: Canva)

Parides aglaope (imagem: Canva)

Hábitos da espécie

Uma característica interessante dos hábitos da borboleta ribeirinha consiste no fato de que é capaz de se reproduzir em diversas épocas do ano; o que contribui para que haja um certo aumento populacional.

Assim como demais espécies de borboletas, a fase adulta é capaz de se alimentar de néctar das plantas. Contudo, evidências apontam que a fase larval da borboleta ribeirinha é capaz de se alimentar exclusivamente da trepadeira conhecida como “papo-de-peru” ou jarrinha, que por se encontrar em declínio populacional também merece cuidados de preservação.

E por falar em preservação, a borboleta ribeirinha encontra-se em risco de extinção principalmente por conta do desmatamento e da destruição de habitats; bem como pelo isolamento de populações já conhecidas.

Be the first to comment on "Borboleta ribeirinha, uma das borboletas mais raras do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.