Psyllium pequeno, mas poderoso para a saúde e bem-estar

Psyllium (Plantago psyllium) é uma planta de origem indiana, conhecida por suas propriedades medicinais, que são amplamente aproveitadas na medicina popular.

Seu nome é originário da língua grega; e tem o significado de pulga, porque suas sementes são muitas pequenas e remetem ao inseto. Ele foi difundido no Ocidente pelos árabes e persas, que trouxeram o alimento para a Europa.

Conheça o Psyllium

É uma pequena erva, que cresce até 50 cm, produz flores brancas agrupadas em espigas. É pouco exigente ao solo, pois adapta-se em terras arenosas ou áridas, sendo de fácil cultivo. Propaga-se por mudas ou sementes e pode fazer parte de sua horta doméstica.

Propriedades do Psyllium

É riquíssimo em fibras, mucilagens e óleos. Apresenta propriedade laxante, anti-inflamatória, diurética, antidiabética, estimulante, sudorífera,  hidratante e anti-hemorroidal.

Utilidades e Benefícios do Psyllium

Suas cascas e sementes são usadas em variadas receitas culinárias, seja na preparação de bolos, biscoitos, shakes, vitaminas, sucos detox e podem acompanhar iogurte, sorvete e salada de frutas adoçadas com melado.

Ele auxilia no controle dos níveis de colesterol, da pressão arterial, para controlar os níveis de açúcar no sangue, no bom funcionamento intestinal, para prisão de ventre; e na perda de peso, por garantir saciedade por mais tempo.

Suas folhas ainda frescas são empregadas na preparação de saladas, sopas, cremes e molhos.

O alimento pode ser usado em forma de cápsulas, chás e in natura. O óleo extraído de suas sementes servem para preparação de cosméticos, que ajudam na hidratação e na saúde da pele e do organismo. Ele é usado, na medicina popular, em forma de cataplasma para alívio de dores de dentes, irritações na pele e infecções.

Onde encontrar o Psyllium?

Ele é encontrado em forma de farinha, cápsulas é óleo em casas que vendem produtos naturais. Há sites que comercializam mudas e sementes.

No Brasil ele é pouco conhecido sendo mais popular em outros países, sendo muito empregado para o bem-estar do organismo.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Psyllium (Foto: http://www.herbco.com/c-275-psyllium.aspx)

Psyllium ( Foto: http://urbol.com/psyllium-seed/)

Be the first to comment on "Psyllium pequeno, mas poderoso para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.