Conheça as propriedades medicinais e utilização da Pindaíba

Pindaíba (Duguetia lanceolata) é uma planta de origem americana, sendo muito popular na Mata Atlântica brasileira; além de conhecida por pindaíva, pindaúva, pindabuna e pindavuna.

Descrição

A árvore possui médio porte, de crescimento lento, e está em risco de extinção, devido a dificuldade de propagação das mudas. Ela é encontrada, em estado nativo, principalmente nas regiões sul e sudeste. Prefere locais úmidos e luz solar direta boa parte do dia.

Pindaíba

Pindaíba (foto https://www.frutiferas.com.br/pindauva)

Seu tronco possui casca rugosa de coloração castanho-acinzentada. As folhas são brilhantes e verdes-amareladas. As flores são avermelhadas no botão e quando abrem ficam rosadas, sendo muito visitadas por insetos.

Seus frutos se apresentam na cor vermelha quando amadurecem e produzem variadas sementes. Eles são doces, suculentos e fornecem bela aparência à planta.

Propriedades Medicinais

A planta possui algumas propriedades medicinais tais como antinociceptiva, anti-inflamatória, cicatrizante e antimicrobiana.

Serve para quê?

Pindaíba

Pindaíba (foto http://www.plantsoftheworldonline.org/)

Na medicina popular, o extrato das folhas,  é usado para aliviar dores de estômago, diarreia, reumatismo, problemas respiratórios e malária.

Os frutos podem ser consumidos in-natura, ou na produção de sucos, geleias, mousses, sorvetes e licores.

Ela uma ótima opção para ser utilizada em reflorestamentos de áreas degradadas; além de usada na formação de pomares frutíferos e como ornamental em jardins e praças.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas, em pomares frutíferos e em jardins, praças e canteiros.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Conheça as propriedades medicinais e utilização da Pindaíba"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.