Castanha do Pará com inúmeros nutrientes e propriedades para a saúde

Avalie esta postagem

Castanha do Pará (Bertholletia excelsa) é uma planta nativa da Amazônia; encontrada em toda a região norte e muito popular entre os ribeirinhos; seja para coleta para fins comerciais, ou como alimento.

Ela é conhecida por diversos nomes tais como castanheira, amendoeira da América, noz-do-Brasil, castanha verdadeira, noz amazônica, noz boliviana, tocari e tururi.

Conheça a Castanheira

É uma planta de grande porte, que pode atingir até 50 metros de altura, de alta durabilidade, pois pode chegar até mais de mil anos de idade. Prefere clima mais quente e rega frequente sem encharcamento.

Produz frutos redondos, de cor marrom e com casca áspera, que contêm de 4 a 5 castanhas, cuja casca é bem dura. Sua propagação é por suas sementes ou castanhas; ou pelo método da enxertia, mas seu crescimento é lento.

Propriedades e Benefícios da Castanha do Pará

Ela é rica em fibras, ácido fólico, vitaminas A, do complexo B, E e sais minerais tais como magnésio, selênio, cálcio, zinco e potássio; além de ômega 3. Ela possui propriedades anti-inflamatória, anticancerígena e antibacteriana.

Ela é muito benéfica, mas é muito calórica, por isso deverá ser ingerida com moderação, pois cada castanha possui aproximadamente 27 calorias. Seu consumo regular, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde do sistema nervoso, na prevenção do câncer, no controle do colesterol e da pressão arterial, na saúde da pele; além de aliviar os sintomas da  TPM.

Utilização da Castanha do Pará

Ela é utilizada na alimentação in natura; na preparação de bolos, biscoitos, sorvetes, cremes, bombons, tortas, pães e em diversas saladas e farofas doces ou salgadas.

Sua madeira é amplamente utilizada na construção civil, na construção de mourões, tábuas, compensados, painéis decorativos, forros e assoalhos.

Ela é usada também recuperação de áreas degradadas; pois se adapta facilmente a qualquer tipo de solo e temperaturas mais altas.

Onde encontrar a Castanha do Pará?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais e em diversos produtos industrializados. Na forma in natura, dentro de seu fruto; ela é estrela no Mercado Ver o Peso, em Belém do Pará, onde é extraída artesanalmente pelos comerciantes.

Castanha do Pará (foto fonte https://www.opas.org.br/castanha-do-para-e-seus-beneficios-para-que-servem-suas-propriedades/)

Castanha do Pará (foto fonte https://www.opas.org.br/castanha-do-para-e-seus-beneficios-para-que-servem-suas-propriedades/)

Castanha do Pará (foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736173559-castanha-do-para-brasil-media-inteira-sem-casca-4-kg-_JM)

Castanha do Pará (foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736173559-castanha-do-para-brasil-media-inteira-sem-casca-4-kg-_JM)

Be the first to comment on "Castanha do Pará com inúmeros nutrientes e propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.