Castanha do Maranhão e sua versatilidade na culinária

Castanha do Maranhão (Pachira aquatica Aubl) é uma planta nativa da Floresta Amazônica, mas encontrada em várias regiões brasileiras, de norte a sul.

Ela é conhecida também como cacau-selvagem, cacau do maranhão, castanha da praia, castanheiro-da-guiana, munguba e entre os indígenas, como mamorana. Nos países asiáticos ela é conhecida como money tree ou árvore-do-dinheiro.

Conheça a Castanha do Maranhão

É uma árvore de pequeno porte, com tronco liso, que varia de 4 a 6 metros de altura, é pouco exigente em relação ao solo, resistente à variação de temperaturas e tolera pequenas estiagens. Possui folhas pecioladas, flores brancas,  bonitas e perfumadas, que são hermafroditas e aparecem de setembro a novembro.

O fruto que remete ao cacau, mas mais arredondado, aparece entre janeiro e fevereiro; possui coloração esverdeada e fica amarronzado quando amadurece; sendo repleto de sementes, que são envolvidas por uma espécie de lã esbranquiçada. A propagação da planta é por suas sementes ou mudas.

Utilização da Castanha do Maranhão

A planta possui finalidades ornamentais, em cercas vivas e para recuperação de áreas degradadas, uma vez que é bem resistente às intempéries da natureza. Sua madeira é utilizada para a fabricação de utensílios para variadas finalidades.

Suas sementes podem ser consumidas cozidas, torradas, fritas, ou assadas, ou ainda moídas; sendo usadas na substituição do café ou chocolate. Elas possuem sabor que remete ao cacau ou amendoim.

O fruto após amadurecer é aberto para retirada de suas sementes. Elas são torradas em forno ou panela; após seu escurecimento, são batidas em liquidificador até ficarem bem moídas. Elas devem ser passadas na peneira para separação das cascas. A mistura pode ser usada em leite e na preparação de bolos, bolachas, doces, cremes e em variadas receitas.

Onde encontrar a Castanha do Maranhão?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em praças, parques, jardins e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Castanha do Maranhão

Castanha do Maranhão

Castanha do Maranhão

Castanha do Maranhão

Be the first to comment on "Castanha do Maranhão e sua versatilidade na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.