Cará moela, PANC muito comum, pouco conhecida e bastante saborosa

Um termo que vem se tornando muito comum nos tempos atuais é PANC, uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Isso mesmo, aquelas plantinhas que surgem em jardins, beiradas de calçadas, no meio de outras plantações… e que a maioria da população não dá a menor atenção a elas, mas que podem ser usadas na alimentação. Muitas delas estão ganhando posição de destaque em renomados restaurantes, como é o caso da beldroega.

O cará-moela é outra PANC, de origem africana, porém bem adaptada ao Brasil  e  ainda com consumo bastante insignificante pela população brasileira. Também conhecido como cará-do-ar ou cará-borboleta (devido à semelhança dos tubérculos aéreos com uma borboleta de asas abertas), a planta pertence à família botânica Dioscoreaceae.

Cará moela. Planta com pequenos tubérculos. Foto: Evandro Marques (www.coisasdaroca.com)

Descrição da planta:

O cará-moela (Dioscorea spp.) é uma planta trepadeira, com folhas cordiformes e nervuras bem nítidas. As flores são brancas ( e pequenas) organizadas em inflorescências compridas, que pendem do caule. Ao longo do caule formam-se, na base das folhas, tubérculos com formato variado (às vezes globular, às vezes alado – lembrando uma borboleta de asas abertas – e, às vezes, arredondado) e que pode atingir até 600g de massa. São estes tubérculos a parte mais empregada da planta na alimentação humana. E por que mais empregada? Há outra parte que pode ser consumida na alimentação? A resposta é sim. No solo também forma-se um tubérculo que também pode ser consumido. Como é mais escuro e possui pequenas raízes aderidas a ele, acaba não sendo muito atrativo.

Inflorescência do cará-moela Foto: Evandro Marques (www.coisasdaroca.com)

Os tubérculos aéreos tornam-se bons para consumo cerca de 4 meses após o plantio, que é feito usando os próprios tubérculos de outra planta.

Tubérculos caídos da planta Foto: Evandro Marques (www.coisadaroca.com)

Valor nutricional do cará moela:

O tubérculo dessa planta apresenta cerca de 64% de umidade; 1% de cinzas; 0,5 % de lipídios; 6,8% de proteínas e 25,75% de  carboidratos. É um bom substituto para a batata na alimentação, com a vantagem de apresentar um maior valor de fibras (6,86% no cará moela contra 1,8% na batata).

Como usar o cará moela na alimentação:

Há várias formas de consumir essa planta.
No Sudeste brasileiro, é bastante comum a elaboração de sopas, muitas das vezes, com acréscimo de frango (sopa de cará-moela com frango). Também há a opção de fazer um picadinho de cará-moela com carne moída.
Os tubérculos também podem ser usados na produção de purês, pães e bolos. Que tal experimentar???!!!

Be the first to comment on "Cará moela, PANC muito comum, pouco conhecida e bastante saborosa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.