Cajá-anão exótico, mas empregado em diversas preparações

Cajá-anão (Spondias dulcis “nana”) conhecido também com cajá anão, cajá-mirim ou mini-cajá; é de origem incerta, mas encontrado em diversas regiões do planeta; além de considerado por alguns estudiosos, como nativo do Brasil.

Conheça o Cajazeiro-anão

A planta é uma árvore de pequeno porte, que pode alcançar até 3 metros de altura. Possui crescimento rápido. Produz flores pequenas e amarelas; fruto ovalado, que fica meio amarelado quando amadurece e cai no chão. Sua polpa é suculenta, de sabor que mescla o doce com o agridoce. Propaga-se por sementes ou mudas e prefere luz solar direta, boa parte do dia; além de solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Ele pode ser cultivado em pequenos espaços tais como vasos e pequenos canteiros; além de ser usado como planta ornamental por sua beleza.

Benefícios do Cajá-anão

Ele é rico em vitaminas, sais minerais; além de conter muitas fibras, sendo muito benéfico para o bom funcionamento intestinal.

Utilização do Cajá-anão

Sua polpa suculenta é utilizada para preparação de sucos, geleias, sorvetes, batidas e também poderá ser consumida ao natural.

Sua flor é melífera, sendo empregada na Apicultura. Em algumas regiões brasileiras, todas as partes da planta são utilizadas na medicina popular para alívio de vários males, tais como o Cajá-manga, que é uma planta de grande porte.

A fervura da casca e das raízes combate diarreias, hemorroidas e náuseas. O suco da fruta estimula o funcionamento dos rins. A infusão com as flores serve para curar doenças dos olhos e da laringe, dores de estômago, cistites, inflamações da garganta e dos olhos; além de atuar como tônico cardíaco e relaxante muscular.

Onde encontrar o Caja-anão?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

O uso das plantas medicinais não suspende o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cajá-Anão (foto fonte https://www.jornalbalcao.com.br/mudas-de-caja-manga-anao-ja-com-flores-produz-rapido/4414636.html)

Cajá-Anão (foto fonte https://www.jornalbalcao.com.br/mudas-de-caja-manga-anao-ja-com-flores-produz-rapido/4414636.html)

Cajá-anão (foto fonte http://ciprest.blogspot.com.br/2016/08/caja-anao-ou-cajamanga-anao-spondias.html)

Cajá-anão (foto fonte http://ciprest.blogspot.com.br/2016/08/caja-anao-ou-cajamanga-anao-spondias.html)

Be the first to comment on "Cajá-anão exótico, mas empregado em diversas preparações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.