Biscoito, uma das iguarias mais versáteis na culinária

Rate this post

O biscoito é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, seja de nata, recheado, de água e sal, ou até mesmo em receitas de tortas e pavês. De grande versatilidade, é um ótimo acompanhante para um bom cafezinho, para um delicioso queijo, ou até mesmo para ser consumido com requeijão; o que fez dessa iguaria indispensável no dia-a-dia de muitas pessoas.

Biscoito amanteigado (foto: https://www.terra.com.br/)

Origem do biscoito

Uma curiosidade bastante interessante consiste no fato de que o biscoito tem origem na pré-história; quando o mundo ainda era habitado pelos homens das cavernas. Isso porque, nessa época, já era comum o uso de grãos na alimentação; todavia, após um tempo, surgiu a ideia de triturá-los com pedras e misturá-los para que a mastigação fosse facilitada.

Contudo, mesmo adicionando água a essa mistura, ainda não se tinha o biscoito que conhecemos. Conta a história que o Egito teve grande importância na popularização dessa iguaria; isso se deve ao fato de que as cheias do Rio Nilo tornavam o solo fértil e propício ao cultivo de trigo; e, com isso, havia a necessidade de criar receitas com esse grão. Desse modo, após alguns erros e acertos, o biscoito surgiu e era dado como oferenda aos deuses, e passou a entrar na cultura de outros povos.

Mais tarde, na Europa, mais especificamente na França, após algumas tentativas, as técnicas de produção de biscoitos foram aprimoradas; desse modo, ao invés de levar a mistura de grãos somente uma vez ao forno, passou a ser levada duas vezes; isso contribuiu para o aumento da durabilidade do produto, e, com isso, o nome biscoito foi dado ao produto; uma vez que significava duas vezes assado. Com essa evolução, a receita tornou-se mais deliciosa e conquistou o mundo, principalmente com a adição de recheios; tais como doce de leite, chocolate e outros deliciosos sabores.

Bolacha (foto: https://georgiacastro.blogosfera.uol.com.br/2018/03/05/e-uma-boa-trocar-o-pao-pela-bolacha-de-agua-e-sal-ou-pela-cream-cracker/)

Biscoito ou bolacha?

Embora seja muito consumida em todas as regiões brasileiras, essa iguaria não tem um nome específico no país; de tal modo que existe uma rivalidade entre os termos biscoito e bolacha. Todavia, ambas as versões estão certas e são aceitas.

O termo biscoito, assim como já mencionado, tem origem na França, por volta do século 12, quando a iguaria começou a ser assada 2 vezes; de modo a evitar sua rápida degradação. Já o termo bolacha significa “bolo pequeno”, e leva em consideração a adição do fermento, assim como utilizado nos bolos. De todo modo, ambas as formas estão corretas e designam essa delícia que é tradição nas mesas brasileiras.

Be the first to comment on "Biscoito, uma das iguarias mais versáteis na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.