Origem, propriedades medicinais e aplicação da Bapeba

Bapeba (Pouteria venosa) é uma planta de origem americana, sendo facilmente encontrada na Mata Atlântica e nos estados da região norte brasileira, principalmente no Amazonas, Acre e Pará.

Ela é conhecida popularmente por outros nomes tais como Aboiarana, Guacá piloso, Quebra serra, Bapeba Pêssego e Sapotão.

Bapeba

Bapeba (foto https://4.bp.blogspot.com/-)

O nome da planta é de origem Tupi, e significa “fruta com casca encoberta” em alusão a superfície que contém pelos, o que faz lembrar algumas variedades de pêssegos.

Descrição

A árvore possui coroa larga e densa, em coloração sempre verde, que pode chegar até 24 metros de altura e diâmetro de 30 a 60 cm de diâmetro.

O fruto é comestível, possui polpa carnuda, de sabor adocicado, que remete ao sabor de amendoim. A planta prefere solos úmidos e bem drenado; além de luz solar boa parte do dia. Propaga-se por semente ou mudas e possui crescimento moderado.

Propriedades Medicinais

Ela possui propriedades medicinais tais como adstringente, antidiarreica, analgésica e cardíaca, sendo usada na medicina popular.

Serve para quê?

A casca é adstringente, sendo empregada em forma de decocção para alívio de diarreia. As sementes são analgésicas, sendo usada para ajudar na saúde do coração. Elas são mastigadas ou raladas, em água fria, para o alívio de dores no peito e no coração. Se raladas, e mergulhadas em água, por várias horas, são usadas para alívio de azia. As frutas raladas e fervidas em água, ajudam no controle de diarreias.

Bapeba

Bapeba (foto http://ciprest.blogspot.com/2017/03/guapeba-ou-bapeba-pessego-pouteria.html)

Sua madeira é pesada, dura, bem resistente e com alta durabilidade, sendo usada para construção e laços ferroviários.

Os frutos são ingeridos, in natura ou para a preparação de variadas receitas culinárias, tais como recheio de bolo e variados sovertes.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em pomares frutíferos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades medicinais e aplicação da Bapeba"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.