Dia de Santa Cruz, tradição presente em várias regiões brasileiras

5 (100%) 1 vote

O dia de Santa Cruz é celebrado no dia 3 de maio, data em que supostamente a cruz de Cristo foi encontrada. A tradição de enfeitar a cruz, remonta ao século IV, com o Imperador Constatino I; e espalhou-se por vários países.

Tradição brasileira

A tradição de enfeitar a cruz chegou ao Brasil com os jesuítas, que perpetuaram o costume; que ainda é realizado em alguns rincões do Brasil. Desde a época das grandes fazendas de escravo; era comum cada local ter uma cruz na chegada para abençoar as terras, as famílias e os animais.

O costume ficou arraigado entre os brasileiros, que se unem para enfeitar a cruz da melhor forma possível; seja com papel colorido, fuxico ou chita.

Santa Cruz

Santa Cruz

Atualmente o estado brasileiro que é mais adepto da tradição é Minas Gerais, em suas cidades históricas tais como Tiradentes, São João Del Rei, Mariana e Ouro Preto.

As cruzes são encontradas nas portas das casas, nas porteiras, currais, galinheiros, na beira das estradas, nas pontes e em pontos mais altos da cidade, como é o caso dos cruzeiros.

Há regiões em que as pessoas se juntam e cada uma leva um ornamento para a cruz, no dia 3 de maio. Após a colocação dos enfeites, há uma reza e a pessoa agraciada recebe uma coroa de flores; para que na próxima data; ela possa dar continuidade à celebração, fazendo que se perpetue tal costume entre as pessoas.

Dia de Santa Cruz

A Igreja Católica comemora em dois momentos o Dia da Santa Cruz, que é 3 de maio; quando se recorda seu descobrimento; e o 14 de setembro, data de sua Exaltação.

Em Portugal e em outros países do mundo ligados à religião católica, há a tradição de realizar festas e romarias na referida data; assim como de ornar fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, rosmaninho, entre outros; para proteger as pessoas  e os animais dos diversos males.

Be the first to comment on "Dia de Santa Cruz, tradição presente em várias regiões brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.