Plantas Medicinais, tradição das roças brasileiras

A utilização das plantas medicinais, é uma tradição das roças brasileiras, utilizada desde os tempos mais remotos; e não há nenhum estudo; que demonstre o início exato da aplicação delas pelos seres humanos, das diversas partes do planeta.

No Brasil, a utilização das plantas medicinais é registrada muito antes do descobrimento do país pelos colonizadores; pois os índios já eram conhecedores das mais diversas plantas, suas propriedades e benefícios para a saúde de seu povo.

Ao longo do período colonial, por volta do século XVI, quando o meio de transporte era realizado por carruagens, charretes e carros de boi, a forma mais acessível de tratamento para diversos males era a utilização das plantas medicinais, para os todos os males. E essa tradição ainda existe e está ficando cada vez mais popular.

Preparação das plantas medicinais

As plantas eram preparadas em forma de chá em fogões a lenha; ingerido em pequenas porções para alívio das enfermidades. O conhecimento popular foi passado de geração em geração e vem se perpetuando ao longo dos séculos e em vários povos e continentes.

Os médicos mais antigos sempre foram adeptos dos tratamentos através das plantas medicinais, pois o acesso aos hospitais era muito difícil e muito restrito às famílias mais abastadas.

Até meados do século XX, era muito comum os médicos irem às casas de seus pacientes; e em muitas visitas, faziam a indicação de diversos chás e banhos de assentos, que eram empregados para alívio de diversos males e até em trabalho de parto, que muitas vezes era realizados pelas parteiras.

Plantas Medicinais mais populares

Umas das plantas mais comuns e indicada para cólicas dos bebês era o chá de erva-doce, que acalmava e aliviava as terríveis dores de barriga. Outra receita popular muito comum era a ingestão do alho em diversas receitas para fortalecer o sistema imunológico; além de ser usado para alimentação do gado bovino, pois o cheiro exalado pelos bois, afugentava animais peçonhentos. Uma planta muito comum era o caruru, pois o chá da planta ajudava na cura das tetas inflamadas das vacas leiteiras.

Há uma infinidade de plantas para os mais diversos males, que fazem parte da tradição de diversos povos, que a utilizam e transmitem seu conhecimento às gerações mais novas.

Pesquisas Cientificas com as plantas medicinais

Atualmente há várias pesquisas científicas que comprovam a utilização benéfica das plantas medicinais; que ao longo do tempo curou crianças, jovens e adultos pela sabedoria popular, que conquistou o mundo.

Vários medicamentos são extraídos das plantas medicinais; além de empresas da cosmetologia utilizarem diversas plantas para preparação de produtos cosméticos, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; além de manter a saúde da pele.

Plantas Medicinais, tradição que perpetua

Com comprovação científica ou não, o brasileiro sempre recorre à medicina popular para alívio de seus males; mas vale salientar que as plantas medicinas devem ser usadas com cautela, pois em excesso poderão ser prejudiciais à saúde e não substituem o acompanhamento médico.

Alho

Alho

Caruru

Funcho

Funcho

1 Comment on "Plantas Medicinais, tradição das roças brasileiras"

  1. Site muito bom,continuem publicando mas novidades.
    É de grande valia para todos

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.