Bater arroz, procedimento para se retirar o grão do cacho

5 (100%) 1 vote[s]

Bater arroz, procedimento para se retirar o grão do cacho; pois quando se vê o arroz prontinho na panela, muitas das vezes, não se tem a ideia de como foi o procedimento para deixar o grão em condições de ir à panela.

Conheça o arroz

O arroz é uma gramínea, que produz uma inflorescência do tipo cacho. Assim, forma-se um cacho de arroz por planta, como mostrado em destaque na imagem abaixo.

Bater arroz: procedimento

Quando o arroz está maduro, o que é facilmente percebido quando as folhas ficam amareladas, está na hora de cortá-lo. Nas pequenas propriedades, onde o cultivo é manual, o corte é feito com uma ferramenta chamada gancho.

As plantas cortadas vão sendo depositadas em montes que ficam dispersos pelas várzeas, locais em que o arrozal é plantado. Esses montes são carregados para uma área forrada (para que os grãos não entrem em contato com o solo e também não se percam) e; então, vem a parte de retirada dos grãos do cacho. Nas pequenas propriedades, esse processo é chamado de “bater o arroz” ou “bata do arroz”. Há diversas formas de fazê-lo.

Um dos métodos muito empregados, consiste em armar uma barraca e em seu interior colocar um tambor vazio deitado. Agora, o batedor (pessoa responsável pela retirada dos grãos do cacho) pega um volume de plantas conforme sua mão consegue; e bate os cachos no tambor para que os grãos soltem-se, ficando acumulados no entorno do tambor.

Um outro método bastante usado consiste em montar um conjunto de varas de eucalipto (ou outra madeira) sobre um suporte, formando uma estrutura como se fosse uma mesa (é a baliza). Segue-se, então, o mesmo procedimento do tambor.

Em alguns locais usa-se uma caixa grande de madeira, sem a tampa, para bater o arroz. Assim, a maior parte dos grãos cai na cavidade da caixa, reduzindo o trabalho de juntar os grãos.

Armazenamento do arroz

Após batido, vem a etapa de juntar os grãos. Eles são ensacados (colocados dentro de um saco) e levados para áreas de secagem.

Nas roças, as pessoas costumam fazer uma mistura de “cocô fresco de boi” com água para passar no chão batido. Depois de seco, o local fica lembrando uma área cimentada.

O arroz é espalhado nessa área e, com auxílio, de rodos vai sendo mexido continuamente até ficar seco. Os grãos são varridos com vassoura de guanxuma ou outro material, para retirada das palhas ou munhas.

Somente após esse procedimento, o arroz (ainda com a casca) poderá ser guardado em sacos e armazenado por anos.

Hoje, na maioria das propriedades que cultivam o arroz, o processo de colheita é feito por máquinas, tornando o processo muito mais rápido e mais fácil para o agricultor.

Cacho de arroz

Bater arroz

Arrozal

Be the first to comment on "Bater arroz, procedimento para se retirar o grão do cacho"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.