Poejo é uma erva medicinal muito aromática

Poejo (Mentha Pulegium) é uma planta medicinal de origem europeia, conhecida como erva-de-são-lourenço e menta-selvagem.

Conheça o Poejo

É uma erva de ciclo perene, muito aromática, que atinge até 20 cm de altura, produz flores rosadas a lilases, com raízes fibrosas, prefere solos úmidos, ricos em nutrientes e pouca luz solar direta. Propaga-se através de seus ramos.

A erva, que pertence à família Lamiaceae, é usada ao natural ou seca, na forma de chá, banhos e através de seu óleo essencial, para várias enfermidades; como repelente ao ser queimada e na antiguidade para purificação da água.

Propriedades medicinais do Poejo

O poejo possui variadas propriedades terapêuticas tais como digestiva, tônica, cicatrizante, estimulante, expectorante, relaxante e diaforética.

Utilização do Poejo na Medicina Popular

A planta é empregada para doenças respiratórias, para cicatrização de feridas, controle da menstruação, para alívio de gripes, resfriados e variadas doenças na pele tais como sarna, urticária, catapora e coceiras.

Facilmente encontrado nas hortas domésticas dos quintais das casas de roças, sendo muito utilizado para alívio de enfermidades, além da tradição de ser transmitida de geração a geração. Disponível também em mercados municipais e feiras livres de variadas regiões brasileiras.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais ao organismo.

Flor do Poejo (Foto: quimicalimentar.com.br)

Flor do Poejo (Foto: quimicalimentar.com.br)

Poejo (Foto fonte:  Spazo)

Poejo (Foto fonte: Spazo)

Be the first to comment on "Poejo é uma erva medicinal muito aromática"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.