Propriedades medicinais e utilização da Valeriana na medicina popular

Valeriana (Valeriana officinalis) é uma planta de origem europeia; sendo conhecida popularmente por valeriana silvestre, valeriana selvagem, valeriana menor, erva de gato, erva de são Jorge e erva de amassar.

Ela é usada desde a antiguidade como planta medicinal, na aromaterapia e na perfumaria, sendo muito popular principalmente no continente europeu.

Descrição

Ela possui ciclo perene, habita locais úmidos e produz raízes divergentes e esbranquiçadas quase horizontais, além de possuir haste oca e roliça e 6 pares de folhas opostas.

Valeriana

Valeriana (foto https://produto.mercadolivre.com.br/)

Suas flores são brancas ou rosadas e são distribuídas em forma de cachos. A planta inteira pode ser arrancada, mas se o rizoma permanecer na terra, ele dará origem a outro pé.

A planta prefere regiões úmidas tais como margens de rios, lagos e pequenos córregos, sendo comum em regiões temperadas da Ásia, Europa e América do Norte.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como anticonvulsionante, antiespasmódica, analgésica, sonífera, sedativa e tranquilizante.

Serve para quê?

São usadas para fins medicinais as raízes e os rizomas, que devem ser coletados somente após dois ou três anos da data do plantio.

Valeriana

Valeriana (foto http://sanrisil.com.br/)

Na medicina popular, ela é usada como relaxante muscular, para acalmar os nervos e para ajudar na qualidade do sono; além de aliviar dores musculares e nas articulações. Ela é usada em spas, em forma de emplastro, para massagens relaxantes.

A planta pode ser usada em forma de chá, em pó, cápsulas e emplastro, sendo empregada para diversas aplicações.

Ela pode ser ingerida em forma de chá e o pó pode ser acrescentado em iogurte.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em forma de Extrato seco (cápsulas), tintura-mãe e tintura oficinal (líquidos), em farmácias de manipulação, drogarias e em sites que comercializam plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e utilização da Valeriana na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.