Picão considerada erva daninha, mas repleta de propriedades

1.5 (29.41%) 17 votes

Picão (Bidens pilosa) é uma planta encontrada em quase todas as regiões do planeta; sendo considerada como erva daninha por sua facilidade de multiplicação e crescimento. Ela é conhecida também por picão preto, erva de picão, amor de burro e picão do campo.

Ela varia de 50 cm  a 1,40 m, cuja origem é da América do Sul; de onde se espalhou para outras regiões do planeta.

Ela é considerada como comestível pelos indígenas e em algumas regiões da África, usada em saladas e outras combinações. Ela é comumente utilizada para alimentação de animais, que toleram bem seu sabor.

Picão

Picão

Ela tem sido alvo de diversas pesquisas por universidades e institutos que comprovam suas propriedades terapêuticas tais como a Fiocruz. Mas se usado em exageros poderá fazer mal à saúde.

Onde encontrar o Picão?

É uma planta que prefere clima tropical, sendo bem resistente às intempéries da natureza, cuja propagação é por sementes.

Facilmente encontrada em hortas domésticas, beiradas de estradas, terrenos baldios, pastagens e em pequenas e grandes lavouras.

Utilização do Picão

Ele é popularmente utilizado na medicina popular, que aproveita suas as folhas e demais partes da planta tais como flores, sementes, raízes e até a planta inteira são utilizadas na medicina tradicional. Há pessoas que a utilizam na forma de temperos.

As folhas  planta são popularmente usadas, em forma de chá, para aliviar o amarelão, também chamado de icterícia, que os recém-nascidos costumam apresentar; sendo sua eficácia reconhecida pela Anvisa.

Propriedades Terapêuticas

A planta apresenta algumas propriedades terapêuticas tais como antialérgica, antifúngica, antimicrobiana, anti-inflamatória e antipirética.

Na zona rural brasileira, ela ainda e utilizada para alívio de vários males tais como má digestão, diarreia, reumatismo, gastrite, úlcera, hemorroida e algumas DSTs. Em forma de compressa, é usada ainda como cicatrizante e para aliviar a coceira das picadas de inseto.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Picão

Picão

Be the first to comment on "Picão considerada erva daninha, mas repleta de propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.