Peônia e suas várias propriedades terapêuticas

Peônia (Peônia Lactiflora) é uma planta ornamental originada da Ásia, conhecida popularmente como Peônia da China, mas difundida por suas variadas propriedades terapêuticas. Ela é considerada como símbolo nacional para os chineses.

Planta conhecida desde a antiguidade, considerada símbolo da riqueza, fortuna e prosperidade pelos chineses; para os japoneses ela simboliza sorte e atitude masculina. Para os gregos era ligada a curas populares; para os ocidentais, ela tem o poder de espantar maus espíritos.

Conheça a bela flor

A bela planta prefere locais com temperatura mais amena, com pouca incidência de luz solar, solos férteis, úmidos, mas sem encharcamento. Propaga-se por enxertia, sementes e divisão dos rizomas.

Planta pertencente à família Paeoniaceae, com aproximadamente 80 espécies distribuídas entre lenhosas e herbáceas.

Propriedades da Peônia

A planta além de ornamental possui variadas propriedades terapêuticas tais como vasoconstritora, anti-espasmódica, cicatrizante, analgésica, cicatrizante e anti-infecciosa.

Utilização da flor

As partes da planta utilizadas na medicina popular são as folhas e raízes, para tratamento de convulsões, melhoria da circulação sanguínea, alívio de hemorroidas, feridas, sangramentos, febre, dor, para controle de hemorragias e cólicas menstruais.

Ela é facilmente encontrada em jardins, canteiros de praças e jardineiras colorindo a paisagem com sua beleza que encanta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Peônia rosa (Foto: //www.floreswiki.com/)

Peônia rosa (Foto: //www.floreswiki.com/)

Peonia (Foto fonte //pandanime.com/peonia)

Peonia (Foto fonte //pandanime.com/peonia)

Be the first to comment on "Peônia e suas várias propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.