Propriedades Medicinais e benefícios da Nigela para saúde

Nigela (nigella sativa) é uma planta de origem asiática, conhecida desde a antiguidade por suas propriedades medicinais benéficas à saúde.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como cominho negro, aleprive, aliprive, diabo-na-mata e nigela-bastarda.

Descrição

É uma planta de ciclo anual, que possui caule verde-acinzentado, fino e ramificado, que pode chegar a 60 centímetros de altura.

Nigela (foto //www.pureindianfoods.com)

Ela é de fácil cultivo, prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar direta boa parte do dia.

Produz flores na tonalidade azul claro. O fruto é verde, quando ainda não está maduro, e após o processo de maturação fica castanho.

Suas sementes são negras e nelas que estão concentradas as propriedades da planta; além de serem responsáveis por sua propagação.

As sementes possuem sabor e aroma que remetem à cebola e orégano; além de serem usadas como especiarias, para aromatizar e realçar o sabor das receitas culinárias.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, carminativa, depurativa, anti-histamínica, antioxidante, anti-inflamatória e broncodilatadora.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular para alívio de gases intestinais, no controle de alergias e na saúde das vias respiratórias; além de ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Nigela (//www.frozenseeds.com/products/black-cumin-seeds-nigella-sativa)

Ela é usada ainda para finalidades ornamentais, pois suas flores chamam atenção pela beleza e colorido; além de serem de fácil cultivo.

Seu óleo essencial é comercializado em farmácia de manipulação, sendo usado por mulheres que estão no início da menopausa, pois ele pode diminuir os efeitos indesejados de tal período; além de ajudar na saúde dos ossos.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em sites que vendem sementes e mudas de plantas e na forma de óleo essencial, em drogarias e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais e benefícios da Nigela para saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.