Maçã-de-elefante fruta exótica que alimenta e com propriedades medicinais

Maçã-de-elefante (Dillenia indica) é conhecida popularmente de Flor-de-abril, Árvore-do-dinheiro, Bolsa-de-pastor e Dilênia; e pertence à família Dileniaceae.

Conheça a Maçã-de-elefante

A planta é originária da Ásia, mais especificamente da Índia, veio para o Brasil; possivelmente, com a comitiva de D. João VI como planta ornamental, foi espalhada em várias regiões, mas não é uma planta muito conhecida e pouco usada na gastronomia.

É uma árvore ornamental com folhas grandes, enrugadas e seus frutos são grandes de casca dura, que se organiza por sobreposição como se fosse uma cabeça de repolho; os frutos, depois de formados, se assemelham a um coco verde e possuem sementes pequenas.

Utilização da Maçã-de-Elefante

A madeira da árvore Maçã-de-elefante é muito utilizada na construção civil e naval; pois sua madeira é de boa qualidade e bem resistente. Na roça era utilizada como lenha para o fogão a lenha ou fornalha.

Em algumas regiões brasileiras o fruto, que possui um polpa pegajosa, é usado em receitas tais como picles, doces, sorvetes, xaropes e geleias, mas não há o costume de ingeri-lo in natura, pois possui um cheiro bem forte.

A polpa, a semente e a casca da fruta possuem excelentes fontes de proteínas, carboidratos e aminoácidos, respectivamente, que são elementos muito benéficos à saúde.

Em alguns países, como por exemplo, o Panamá o fruto é cozido, ingerido para aliviar problemas de reumatismo; na Indonésia, a fruta é misturada ao mel e ingerida no café da manhã; na Tailândia, o costume é se alimentar das folhas em saladas e na Índia a polpa é usada em chutneys salgados, muito apreciados pelos indianos.

Utilização da Maçã-de-elefante na medicina popular

Há estudos e pesquisas com a maçã-de-elefante que comprovam ação terapêutica em tratamento de dores musculares , em caso de inflamações e ainda como analgésico no tratamento do reumatismo e da artrose.

A fruta tem propriedades benéficas para a digestão, para acabar com vermes intestinais e melhora da disenteria. Misturadas ao mel e cominho ajudam no tratamento da diarreia e má digestão.

Possui propriedades laxativas; o suco misturado com açúcar e água morna purificam o sangue e o aparelho intestinal. O uso das folhas melhora dor de garganta, doenças respiratórias e tosse.

Segundo crença popular, o fruto maduro deve ser batido em liquidificador com um pouco de água, o suficiente para que o aparelho consiga funcionar, transfira para um recipiente de vidro, sem incidência de luz, deixe curtir por mais ou menos uma hora. Para usar, basta passar o preparo no local dolorido.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Maçã de Elefante

Maçã de Elefante

Maçã-de-elefante

Maçã-de-elefante

Maçã de Elefante

Maçã de Elefante

26 Comments on "Maçã-de-elefante fruta exótica que alimenta e com propriedades medicinais"

  1. como fazer pra comer maça de elefamte

  2. como fazer pra comer maça de elefamte quero comer

    • Prezado Francisco, ela deve ser comida cozida e vários tipos de receitas. Ela possui sabor forte, por isso a sugestão é cozinhá-la e experimentar o sabor e posteriormente usá-la em saladas, picles e onde mais a imaginação alcançar. bom apetite. Equipe coisasdaroca.com.

  3. olá,ganhei uma maçã de elefante hoje,estou contente vou prepara-la para dor no nervo ciático,mesma receita de vcs…

  4. Moro em São Bernardo do Campo SP, alguem sabe de algum lugar onde eu possa comprar essa fruta por aqui?
    Obrigada

  5. Oi boa tarde aonde eu encontro essas frutas maçã de elefante ou pitada preciso urgente

  6. Olá, sou de Salvador e preciso da Maçã de elefante, minha mãe possui dores reumáticas e está sofrendo muito. Estou disposta a comprar, alguém me ajuda.

  7. ELISIO ANTONIO DOS SANTOS FILHO | 17 de março de 2017 at 13:20 | Responder

    ONDE POSSO COMPRAR ESSA FRUTA?

  8. Boa noite a todos. Onde eu encontro a maçã de elefante no Rio de Janeiro? estou precisando muito e gostaria de encontra-la para poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema que eu. Moro em santa Cruz(zona oeste).

    • Prezada Vânia, veja na feira mais próxima de sua casa, pois os comerciantes geralmente conhecem várias tipos de plantas e podem te indicar onde conseguir a fruta.Ao dispor.

  9. Se alguém de Guarulhos se interessar, no Bosque Maia tem diversos pés carregados da fruta.

  10. ola meu nome é josue e gostaria de saber se pode fazer o preparo da fruta com alcool, deixar na conserva

  11. Oi eu sou de São Paulo e gostaria de saber onde posso procurar a maçã de elefante ?

  12. Oi Eu sou de JUAZEIRO da Bahia e gostaria de saber se consigo encontrar a maçã de elefante por aqui? Obrigado

  13. Lucas de Jesus Silva | 5 de maio de 2017 at 15:27 | Responder

    pessoal, em bh tem onde vende, se alguem estiver afim envio pelo correio, entra em contato comigo. TEL: 31 996290533

  14. Paulo Henrique Damasio | 5 de maio de 2017 at 19:48 | Responder

    tenho uma arvore dessas na minha casa, ontem joguei fora mais de 300 frutos desses pois não consegui achar ninguem para comercializar.
    se alguem tiver contato de alguem, poor favor, responda o comentario.

    Obg

  15. BOM DIA. FIQUEI SABENDO QUE A MAÇÃ DO ELEFANTE SERVE TBM PARA DIABETES. É CERTO?

    • Prezada Márcia, não há comprovação científica para tal fato. Como ela possui muitas fibras ao ser digerida ela libera o açúcar aos poucos no organismo. Os alimentos em pouca quantidade fazem bem para a saúde, mas sempre com orientação de um nutricionista ou médico. Ao dispor

  16. José Caetano Silva | 10 de junho de 2017 at 21:56 | Responder

    Tenho em meu sítio várias árvores de Maçã-de-Elefante, mas eu não sabia para que serviam, se era comestível ou servia para preparo de algum remédio caseiro. O artigo acima foi bastante esclarecedor.
    Muito grato.

  17. Olá, para residentes em Campinas-SP ou para pessoas que queiram a fruta (gratuitamente) ou podem recebe-las pelos Correios pagando somente a tarifa cobrada eu consigo aqui, basta escrever para [email protected]

  18. Moro em Miguelópolis,por aqui existem muitas árvores dessas,fiquei sabendo a pouco tempo de suas propriedades,vou fazer pra usar nas dores da coluna

  19. O suco da parte mole e muito gostoso só apreciando pra verem

Leave a comment

Your email address will not be published.


*