Propriedades medicinais e aplicações da Língua de Vaca

Língua de Vaca (Talinum paniculatum) é originária da América, facilmente encontrada em variadas regiões brasileiras; além de conhecida popularmente por labrobó, bênção-de-deus, major-gomes, maria-gomes, língua-de-vaca, erva-gorda, beldroegão e carne-gorda.

Descrição

A herbácea possui ciclo perene e pode chegar até 60 cm de altura; possui finalidades ornamentais; além de apresentar sistema radicular bem desenvolvido. Tolera variações de temperatura, tem fácil crescimento e pouco exigente em relação ao solo, sendo considerada como erva daninha.

Língua de Vaca (foto //worldofsucculents.com/growing-tips-uses-jewels-opar-talinum-paniculatum/)

Tem folhas simples, espatuladas e flores pequenas rosadas e muito delicadas; reunidas em panículas terminais sobre um longo escapo floral. As sementes de cor escura, se abrigam em cápsulas amareladas com as flores. Propaga-se por sementes e raízes tuberosas.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como sedativa, antigripal, anti-inflamatória, antibacteriana, anti-herpética, diurética, tônica, desobstruente, cicatrizante, diurética e antiblenorrágica.

Ela possui proteínas e variados sais minerais tais como cálcio, magnésio, manganês, fósforo, sódio, cobre, zinco e enxofre.

Serve para quê?

Amplamente usada para fins ornamentais, crescendo em canteiros, jardins, vasos e jardineiras; além de usada em diversos projetos paisagísticos.

Suas raízes, folhas e flores são comestíveis, sendo empregada em variadas receitas culinárias tais como saladas, sanduíches e refogados; além de ser considerada como PANC, planta alimentícia não convencional.

Língua de Vaca (foto //www.seedvilleusa.com/listing/667171081/150-fame-flower-jewels-of-opar-talinum)

Na medicina popular, todas as partes da planta são usadas, em forma de infusão, xaropes, extrato e decoccão; tendo diferentes preparos e aplicações.

Ela geralmente é empregada para alívio para a saúde intestinal, na cicatrização de feridas e dores musculares. As sementes torradas são usadas para preparação de xarope para alívio de tosses.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em canteiros, beiradas de estradas, em meio à diversas culturas e jardins; além de vendida em farmácia de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicações da Língua de Vaca"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.