Juá exótico, mas benéfico para a saúde

Juá (Solanum aculeatissimum) é uma planta típica da Mata Atlântica; encontrada em quase toda a América do Sul. Ela está presente em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo muito popular junto às famílias das roças brasileiras.

A planta é conhecida popularmente por vários nomes tais como joá, joazeiro, melancia-da-praia, juá-de-espinho, juazeiro, raspa-de-juá, juá-fruta, arrebenta-cavalo, juá-mirim, mata-cavalo e laranjeira-do-vaqueiro.

Conheça a planta

O Juazeiro é um pequeno arbusto, pouco exigente em relação do solo e bem resistente à falta de água. É uma planta que produz muito espinho em toda a sua estrutura; produz flores brancas ou roxas e seus frutos se assemelham a diminutas melancias. Eles são arredondados, sem polpa, de cor laranja-avermelhado e atingem até 5 cm de diâmetro. Ele se adapta bem em qualquer tipo de solo, sendo encontrado em solos arenosos, secos, com muito ou pouco nutrientes.

Onde encontrar a planta?

O Juá é encontrado em beira de estradas, em pastagens, em meio à diversas lavouras, em quintais das casas de roças; sendo temido também como planta tóxica, pois suas sementes apresentam toxicidade e não podem ser ingeridas por animais, principalmente os equinos. Os criadores de gado consideram a planta como erva daninha, pois ela representa perigo para a criação de animais.

Benefícios do Juá

Ele possui propriedade antibacteriana sendo usado na medicina popular para alívio de manchas na pele, urticária e furúnculos. O fruto verde é cortado ao meio, cozido e aplicado no local em forma de compressa.

Na roça era muito comum as crianças se alimentarem com o juá maduro e brincarem com as frutinhas, que eram consideradas como bois e cavalos, pois a imaginação das crianças da roça era muito fértil, por não terem acesso aos brinquedos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Juazeiro e flor do Juá

Juazeiro e flor do Juá

Juá

Melancia da praia

4 Comments on "Juá exótico, mas benéfico para a saúde"

  1. Todos os juás são comestíveis?
    Como cultivar o juá?
    Tem receita de juá?

    Gostaria de fazer um projeto com juá.

    • Prezado Marcos, Não nem todos são comestíveis. Se tiver alguma variedade diferente, procure informações com feirantes ou com engenheiro agrônomo. Ao dispor.

  2. Maria Madalena S. de Medeiros | 28 de novembro de 2017 at 18:56 | Responder

    Essa planta que vc está falando não é o juazeiro que temos no Nordeste. A árvore é porte médio e formato arredondado, tronco grosso,fazendo bastante sombra para animais ou pessoas. As frutas são pequenas de um amarela claro e de poupa branca meio doce e meio amaga. os caraços não são venenosos, se assim fossem, nossas caprinos e ovinos teriam morridos todos pois em época dos frutos, esses animais passavam as tardes em baixo desses juazeiros comendo essas frutinhas. Hoje com a seca que assola principalmente os sertões, é a única planta verde e com copa bem fechada que tanto protege pessoas e animais das horas mais quentes do dia. Tem mais, se por obra e graça de Deus, chover, não tempestade, vc ainda livra-se de molhar-se. E tem mais, a raspa da entrecasca do tronco, serve de remédio para tosse, clarear dentes e outras.

    • Prezada Maria Madalena, agradecemos sua visita e seu comentário. As plantas apresentam diversas variedades; além de serem maiores ou menores dependendo do solo, da luz solar e irrigação. O Juá também apresenta diversas variedades. Faremos uma pesquisa a respeito dele par verificarmos sua propriedades. Saudações. Equipe coisasdaroca.com.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*