Propriedades medicinais e as variadas aplicações do Hibisco

Hibisco (Hibiscus sp) é uma planta de origem asiática, conhecida popularmente por cardado, ibisco, vinagreira e caruaru-azedo.

Ele é utilizado na medicina popular, desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais; além de ser a flor símbolo do Havaí.

Descrição

A planta é um pequeno arbusto ou pequena árvore, que pode atingir entre 2 e 3 metros de altura, com folhas ovadas, lanceoladas, de cor verde-lustrosa, dentadas de forma irregular.

Hibisco (foto //produto.mercadolivre.com.br)

Produz flores simples ou dobradas, solitárias, com pétalas que possuem de 6 a 12 cm de comprimento, com variadas cores, que variam com a espécie. O fruto é uma cápsula ovoide, rodeada pelo cálice persistente.

A planta é de fácil cultivo, prefere locais com luz solar direta, sendo pouco exigente em relação ao tipo de solo e frequência de rega. Não tolera geadas e se reproduz por estacas, mudas e sementes.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, expectorante, anti-hemorrágica, laxante, adstringente, antidepressiva, vermífuga, diurética e antioxidante.

Serve para quê?

Ele é usado em forma de chá,  na medicina popular, para auxiliar na perda de peso, para alívio de processos inflamatórios, para aliviar os sintomas de depressão e desconforto intestinal. O chá ingerido regularmente, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

De suas belas flores, é extraída uma tinta escarlate utilizada na culinária e como cosmético para pintura das sobrancelhas. A planta dá origem a uma graxa vegetal utilizada para lustrar sapatos e couro. A tinta extraída de suas flores confere uma coloração avermelhada aos cabelos quando utilizada como enxague.

Hibisco (foto //www.maltawildplants.com/)

No estado do Maranhão, as folhas da planta são usadas para fazer uma comida típica denominada arroz de cuxá, que confere à receita uma sabor mais azedo e picante.

Pela beleza das suas flores, algumas espécies de hibiscos são cultivadas como ornamentais em jardins e arruamentos; além de usadas em canteiros e em cercas vivas.

Onde encontrar?

A planta é facilmente encontrada em jardins, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em casas que vendem variados chás; além de empregada na fabricação de variados cosméticos e tinturas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e as variadas aplicações do Hibisco"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.