Guanxuma rústica e utilizada em várias finalidades

Guanxuma (Sida sp.) é uma herbácea originada das Américas; conhecida por vários nomes tais como Vassoura, Chá-da-índia, Guanxuma-branca, Guaxima, Vassoura-de-relógio, Vassoura-do-campo e Vassourinha.

Ela é muito conhecida nas casas de roça para preparação de vassouras artesanais; que ajudavam na limpeza dos grandes terreiros e quintais.

Conheça a Guanxuma

É uma planta rústica, de ciclo anual, que atinge entre 40 e 80 cm, adapta-se a qualquer tipo de solo, sendo pouco exigente em relação à irrigação. Produz flores amarelas e propaga-se por suas sementes. Ela é de rápido crescimento sendo considerada uma planta daninha; pois não serve de alimento ao gado, por não ter um sabor agradável.

 Utilização da Guanxuma

A planta é usada, em forma de chá,  em varias regiões, para alívio de tosses, febre, enxaqueca, gripe, cistite, transtornos menstruais, dores reumáticas, para relaxamento, dores de cabeça e dentes.  Em algumas regiões é usada para lavar o cabelo e o couro cabeludo para torná-los mais resistentes.

As folhas e raízes maceradas são usadas em doenças respiratórias como a asma, bronquite, dispneia e pneumonia. As flores são aplicadas em picadas de vespa ou comidas para aliviar as dores do parto, em algumas regiões.

Ela é usada também para ornamentação de jardins e canteiros pelos míticos que acreditam em seus poderes milagrosos juntamente com a espada-de-são-jorge.

É utilizada na preparação de cordas, fibras e variados artesanatos em várias partes do mundo, principalmente na Índia, onde é chamada de bala.

Propriedades medicinais da Guanxuma

Ela é usada na medicina popular por possui várias propriedades medicinais, tais como fortificante, diurética, antidiarreica, antisséptica, antibiótica, tônica e anti-inflamatória.

Onde encontrar a Guanxuma?

Ela é encontrada em várias regiões brasileiras, nos quintais das casas de roça, em beirada de estradas, pastagens e em meio à diversas lavouras.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Guanxuma (Foto: //www.westafricanplants.senckenberg.de/)

Guanxuma (Foto: //www.westafricanplants.senckenberg.de/)

 

Guanxuma

Guanxuma

Guanxuma

Guanxuma

1 Comment on "Guanxuma rústica e utilizada em várias finalidades"

  1. E serve também pra dar uma boa surra em quem precisa,pois suas fibras sao resistentes e produzem uma dor muito forte.kkkk

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.