Propriedades e Benefícios da Gilbardeira para a saúde

Gilbardeira (Ruscus aculeatus L) é uma planta de origem europeia, sendo muito conhecida pelos portugueses; além de possuir vários nomes populares tais como Pica-ratos; Giesteira-das-vassouras; Erva de vasculho e Azevinho espinhento.

Descrição

A planta é um pequeno arbusto, que possui caule simples, que pode alcançar até 1,5 metros de altura. Produz flores unissexuais, pois trata-se de uma espécie monoica, que produz flores unissexuadas, masculinas e femininas, no mesmo indivíduo.

Gilbardeira (foto //powo.science.kew.org)

A floração acontece nos meses de março e junho e a maturação dos seus frutos é no mês de agosto. Os frutos são pequenas bagas não comestíveis, inicialmente verdes, mas que ficam vermelhas quando maduras. Propaga-se por mudas ou sementes.

Ela habita naturalmente matos e sub-bosques, prefere locais mais frescos e sombrios; sem aguentar, no entanto, geadas fortes, em locais com altitudes mais elevadas

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, diurética, expectorante, purgante, antihemorroidal, antiexudativa, febrífuga e vasoconstritora.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá, para o tratamento de doenças como infecções das vias urinárias, gota, reumatismo, icterícia, febre, hemorroidas e varizes.

Gilbardeira (foto //eunis.eea.europa.eu

Ela é usada na época natalina para decoração dos ambientes, mas é dificilmente encontrada em jardins, mas na região sul do Brasil, pode ser encontrada em calçadas, como na cidade de Gramado.

Em algumas regiões da Europa, os brotos novos são usados na culinária, em diversas receitas culinárias.

Por causa da  resistência e robustez das folhas, elas são utilizadas para fazer vassouras que servem para varrer as ruas e limpar chaminés.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em floricultura e mercados municipais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades e Benefícios da Gilbardeira para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.