Fruta-pão repleta de benefícios para a saúde e conhecida como pão dos pobres

Fruta-pão (Artocarpus incisa L.) é uma planta originária da Ásia e chegou ao Brasil; por volta do século XVI, adaptou-se bem ao clima das novas terras. Ela é cultivada desde os tempos mais remotos, mas foram os ingleses que a disseminaram por outros continentes.

Por muitos anos, a fruta serviu de alimento para os escravos, por ser barato e garantir sustentação para trabalhos pesados. Ela era conhecida como pão dos pobres.

A árvore é encontrada em várias regiões brasileiras; e seu fruto era muito comum entres as pessoas da roça, que utilizavam o alimento em suas refeições, como substituto ao pão; mas é pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, que ultimamente têm despertado sua atenção para esse poderoso fruto.

Conheça mais sobre a Fruta-pão

É uma árvore de grande porte, que chega a alcançar até 30 metros de altura, possui caule acinzentado, folhas grandes, rígidas, ovaladas, recortadas e de coloração verde-clara. Suas flores são amarelas, aparecem duas vezes ao ano; as masculinas possuem formato de espiga e as femininas em capítulos.

O fruto é de tamanho grande, com polpa branca que envolve várias sementes, de cor amarelada e levemente adocicada quando amadurecem. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Fruta-pão

Ela é rica em fibras, vitamina B e C, antioxidantes e sais minerais tais como cobre, ferro, magnésio e fósforo. Ela apresenta propriedades cicatrizante, laxante, hipoglicemiante e antirreumática.

Utilização da Fruta-pão

Ela é utilizada na culinária para um infinidade de receitas tais como para bolos, pães, purês, sopas, caldos, cremes, afogada, cozida em água e sal; além de poder ser servida frita como tira-gosto, e também in natura, adoçada com um pouco de melado quando madura. Suas sementes também servem de alimento e podem ser ingeridas assadas como tira-gosto.

Em doses moderadas, ela auxilia no bom funcionamento intestinal, favorece a saciedade, auxilia em dietas de perda de peso, ajuda no controle do bom colesterol e da pressão arterial. Ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Na medicina popular, suas folhas, em forma de banho, são usadas para alívio de dores reumáticas; como compressas para cicatrização de feridas. As fatias da fruta são usadas como cataplasma para alívio de furúnculos.

Onde encontrar a Fruta-pão?

Ela é encontrada em quintais das casas de roças, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudicais à saúde.

Fruta-pão

Fruta-pão

Fruta-pão

Be the first to comment on "Fruta-pão repleta de benefícios para a saúde e conhecida como pão dos pobres"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.