Propriedades e utilidades do Fedegoso na medicina popular

Fedegoso (Cassia occidentalis) é nativa das Américas, amplamente usada na medicina popular e conhecida por vários nomes tais como balambala; café-negro; folha-do-pajé; fedegoso-verdadeiro; ibixuma; lava-prato; mangerioba; mamangá; mata-pasto; maioba; pajamarioba; pereriaba e taracurú.

Ela é conhecida desde a antiguidade, sendo utilizada por índios, africanos na medicina popular; além de empregada na medicina ayrveda, que é muito popular na Índia.

O gênero Cassia está inserido na família Leguminosae, composta por mais de 600 espécies; sendo encontrada em toda a Mata Atlântica.

Fedegoso (foto //www.westafricanplants.senckenberg.de)

Fedegoso (foto //www.westafricanplants.senckenberg.de)

Descrição

Ela habita solos pobres, erodidos e secos, sendo considerada erva daninha, por crescer espontaneamente entre diversas lavouras tais como soja, milho e sorgo.

A planta atinge entre 1 a 2 metros de altura, dependendo do clima e do solo. Na primavera produz belos cachos de flores amarelas, preferidas pelas abelhas. O fruto é em forma de vagem achatada, com várias sementes, que são responsáveis por sua propagação.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, antianêmica (semente), antiasmática, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-hepatotóxica, anti-herpética, antiinflamatória, antimalárica, anti-reumática, anti-séptica, antivirótica, carminativa, colagoga, depurativa, desobstruentes (raiz), diaforética, diurética, emenagoga, estomáquica, febrífuga, hepatoprotetora, hepatotônico, inseticida, laxante, oftálmica, purgativa, sarnicida, sudorífera, tônica e vermífuga (raiz).

Serve para quê?

Fedegoso (foto //111058.commercesuite.com.br)

Fedegoso (foto //111058.commercesuite.com.br)

Ela é muito empregada na medicina popular, em forma de chá, para alívio de espasmos no estômago, combate a asma e anemia, ajuda a regular o fluxo menstrual, estimula a produção de suor; além de eliminar as toxinas e resíduos do organismo, protege o fígado e combate a febre.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em pastagens, terrenos baldios e em sites que comercializam chá, sementes e mudas de plantas.

É tóxica para bovinos, ovinos, equinos, suínos e aves, sendo alvo de muitos estudos para evitar a morte dos animais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades e utilidades do Fedegoso na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.