Escumilha e suas aplicações na ornamentação e medicina popular

5 (100%) 1 vote

Escumilha (Lagerstroemia indica) é uma planta de origem asiática, encontrada principalmente na China, Japão e Coreia, e naturalizada na Europa e América.

Ela é conhecida popularmente por extremosa, minerva, resedá ou árvore-de-Júpiter, musa das calçadas e flor-de-merenda.

Descrição

A planta é um arbusto ou pequena árvore, que alcança entre 8 e 12 m de altura, com copa muito aberta. Seu tronco possui casca lisa e em tons amarelados.

Escumilha (foto //www.videoblocks.com)

Escumilha (foto //www.videoblocks.com)

As folhas são caducas, alternas ou sub-opostas, sésseis e curtamente pecioladas. As flores são purpúreas, lilases, rosadas ou raramente brancas, simples ou dobradas, preferidas pelos insetos; dispostas em panículas terminais alongadas, até 20 por 12 cm. O fruto é uma cápsula com 3 a 6 valvas.

A planta prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento; mas se adapta a outros tipos de solo e temperatura, mas não tolera solos com salinidade. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades

A planta é popularmente utilizada na medicina popular, por causa das propriedades terapêuticas tais como febrífuga, antibiótica, adstringente, diurética, estimulante, anti-inflamatória e purgante.

Serve para quê?

Ela  é muito apreciada como planta ornamental, encontrando-se frequentemente nos jardins da África do Sul e em países com Verões quentes e Invernos amenos; ou ainda em forma de cerca viva

Nas regiões tropicais a sua madeira é utilizada em carpintaria e em construção, sendo resistente aos insetos e apresentam maior durabilidade.

Escumilha (foto //horomidis.gr)

Escumilha (foto //horomidis.gr)

Na medicina popular, em forma de infusão, a casca é utilizada como estimulante e febrífuga (para combater a febre). As folhas e ramos têm propriedade antibiótica. As folhas, ramos e flores são usadas como purgante. A raiz apresenta propriedades adstringentes (contrai os tecidos, os capilares, os orifícios e tende a diminuir as secreções das mucosas) e a infusão é usada na Índia para gargarejos. A semente apresenta efeitos narcóticos.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em variados projetos paisagísticos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Escumilha e suas aplicações na ornamentação e medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.